Porto Velho (RO) quarta-feira, 27 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Energia

Técnicos da Hidrelétrica Santo Antônio reciclam conhecimento sobre as turbinas da usina


Técnicos da Hidrelétrica Santo Antônio reciclam conhecimento sobre as turbinas da usina - Gente de Opinião

Técnicos da área de Manutenção da Hidrelétrica Santo Antônio participam esta semana de um curso de reciclagem sobre as turbinas da usina. O treinamento está sendo realizado na hidrelétrica pela empresa de engenharia austríaca Andritz, que é uma das fabricantes das turbinas.

No curso, 22 técnicos estão revendo informações sobre o funcionamento, componentes, características, especificidades e as instruções para os trabalhos de manutenção das máquinas. “Estes treinamentos são importantes porque garantem às equipes um maior domínio do equipamento, o que permite uma melhor manutenção e, consequentemente, garante a maior performance das turbinas”, explica o gerente de manutenção da usina, Mário Eurípedes.

Turbinas Bulbo

Desde a sua concepção, o projeto da Hidrelétrica Santo Antônio foi idealizado para obter o máximo aproveitamento do potencial dos recursos hídricos do rio Madeira, com o mínimo impacto socioambiental na região, cuja preservação da biodiversidade é foco permanente.

Depois de detalhados estudos, a resposta foi a utilização da turbina do tipo Bulbo, tecnologia consagrada em diversos países por ser especialmente apropriada para grandes vazões de água, evitando a necessidade de grandes quedas ou a formação de extensos reservatórios. Essas unidades geradoras oferecem alta eficiência por ficarem completamente submersas e são bastante apropriadas para operarem com variações de vazão, comuns na região Amazônica e, especialmente no rio Madeira, cuja vazão pode oscilar entre 4 mil metros cúbicos na época de seca  a 44 mil metros cúbicos no período de chuva.

A Hidrelétrica Santo Antônio possui 50 turbinas Bulbo, sendo que seis delas geram energia com exclusividade para Rondônia e Acre, abastecendo até 40% do consumo dos dois Estados. Cada turbina tem potência média de 71,6 Megawatts (MW), possui nove metros de diâmetro e 900 toneladas.

 

Mais Sobre Energia

Senado aprova proibição de corte de luz em véspera de fins de semana

Senado aprova proibição de corte de luz em véspera de fins de semana

O Senado aprovou, nesta segunda-feira (25), um projeto de lei (PL) que proíbe o corte de luz por falta de pagamento em vésperas do fim de semana. De a

Deputado Alex Redano critica projeto que prevê desconto bilionário para a Energisa

Deputado Alex Redano critica projeto que prevê desconto bilionário para a Energisa

O deputado Alex Redano (Republicanos) usou a tribuna na sessão desta quarta-feira (29) para manifestar a sua rejeição à aprovação do projeto de lei, d

Aneel vai propor uso de fundos de R$ 23 bi para mitigar impacto de empréstimo nas contas de luz

Aneel vai propor uso de fundos de R$ 23 bi para mitigar impacto de empréstimo nas contas de luz

Para além dos empréstimos bilionários que tem um potencial de gerar novos tarifaços, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai propor o u