Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Semasf divulga tarifa social de energia elétrica para a população de baixa renda


Semasf divulga tarifa social de energia elétrica para a população de baixa renda - Gente de Opinião

 A tarifa social é concedida aos inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário-mínimo

A secretária adjunta de Assistência Social e da Família (Semasf), Ana Maria Negreiros, reuniu-se, na quinta-feira (7/2), com as Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), representada, na ocasião, pelo técnico Madruga, para levantar informações sobre o serviço de ‘tarifa social’ praticado pela Ceron, que possibilita, à família de baixa renda, obter até 65% de desconto no consumo de energia.

Nosso projeto, enquanto gestores da assistência social municipal, disse Ana Maria Negreiros, é divulgar esse serviço, para que as famílias de baixa renda tenham esse benefício tão necessário. A adjunta disse que a ideia é fazer essa divulgação via Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

“As famílias cadastradas nos Cras receberão a informação e serão multiplicadoras, avisando outras famílias. O objetivo é que a população de baixa renda fique ciente desse direito e requeira o benefício, melhorando, assim, a renda familiar, economizando na energia elétrica”, disse Ana Maria.

“Acordamos com a equipe responsável da Ceron para ministrar palestras aos nossos servidores da Semasf, explicando, ponto a ponto, como funciona o serviço da ‘tarifa social’, para que levem as informações à população de baixa renda, que é atendida nos Cras”, disse a secretária adjunta.

Tarifa social

A tarifa social de energia elétrica é um desconto na conta de energia, criado pelo Governo Federal, para famílias de baixa renda.

O desconto se processa da seguinte forma: Até 30 kWh/mês de consumo é igual a 65% de desconto, acima de 30 kWh/mês de consumo até 100 kWh/mês de consumo o desconto é de 40%, acima de 100 kWh/mês de consumo até 220 kWh/mês de consumo, o desconte é de 10%, e acima de 220 kWh/mês de consumo, não tem desconto. Famílias indígenas ou quilombolas também têm acesso a esse direito.

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Profissionais da construção civil lideram acidentes com a rede elétrica no país, alerta Energisa

Profissionais da construção civil lideram acidentes com a rede elétrica no país, alerta Energisa

O setor da construção civil segue no topo do ranking nacional de mortes causadas por choques elétricos. Em 2023, 115 trabalhadores perderam a vida n

Negociação de contas de luz entra no clima da Black Friday com até 80% de desconto

Negociação de contas de luz entra no clima da Black Friday com até 80% de desconto

A temporada de descontos chegou também para quem está com contas de energia em atraso. Aproveitando o clima da Black Friday, a Energisa lançou uma c

Itapuã do Oeste: Energisa atende 60 famílias com troca de geladeiras e ventiladores

Itapuã do Oeste: Energisa atende 60 famílias com troca de geladeiras e ventiladores

Sessenta famílias de Itapuã do Oeste foram beneficiadas com a troca de geladeiras e ventiladores antigos por modelos novos e mais econômicos, em açã

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio. Inscrições até 13 de novembro

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio. Inscrições até 13 de novembro

A Energisa está com novas vagas de emprego e estágio abertas em diferentes municípios de Rondônia. As oportunidades contemplam funções essenciais pa

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)