Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Semasf divulga tarifa social de energia elétrica para a população de baixa renda


Semasf divulga tarifa social de energia elétrica para a população de baixa renda - Gente de Opinião

 A tarifa social é concedida aos inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário-mínimo

A secretária adjunta de Assistência Social e da Família (Semasf), Ana Maria Negreiros, reuniu-se, na quinta-feira (7/2), com as Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), representada, na ocasião, pelo técnico Madruga, para levantar informações sobre o serviço de ‘tarifa social’ praticado pela Ceron, que possibilita, à família de baixa renda, obter até 65% de desconto no consumo de energia.

Nosso projeto, enquanto gestores da assistência social municipal, disse Ana Maria Negreiros, é divulgar esse serviço, para que as famílias de baixa renda tenham esse benefício tão necessário. A adjunta disse que a ideia é fazer essa divulgação via Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

“As famílias cadastradas nos Cras receberão a informação e serão multiplicadoras, avisando outras famílias. O objetivo é que a população de baixa renda fique ciente desse direito e requeira o benefício, melhorando, assim, a renda familiar, economizando na energia elétrica”, disse Ana Maria.

“Acordamos com a equipe responsável da Ceron para ministrar palestras aos nossos servidores da Semasf, explicando, ponto a ponto, como funciona o serviço da ‘tarifa social’, para que levem as informações à população de baixa renda, que é atendida nos Cras”, disse a secretária adjunta.

Tarifa social

A tarifa social de energia elétrica é um desconto na conta de energia, criado pelo Governo Federal, para famílias de baixa renda.

O desconto se processa da seguinte forma: Até 30 kWh/mês de consumo é igual a 65% de desconto, acima de 30 kWh/mês de consumo até 100 kWh/mês de consumo o desconto é de 40%, acima de 100 kWh/mês de consumo até 220 kWh/mês de consumo, o desconte é de 10%, e acima de 220 kWh/mês de consumo, não tem desconto. Famílias indígenas ou quilombolas também têm acesso a esse direito.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Campanha de negociação da Energisa com até 80% de desconto termina amanhã, 30 de dezembro

Campanha de negociação da Energisa com até 80% de desconto termina amanhã, 30 de dezembro

Clientes com faturas de energia em atraso têm até amanhã, 30 de dezembro, para aproveitar a campanha de regularização de débitos da Energisa, que of

Segurança no Réveillon: Ccuidados com a rede elétrica na montagem de eventos

Segurança no Réveillon: Ccuidados com a rede elétrica na montagem de eventos

Com a chegada do Réveillon, os preparativos para a virada do ano ganham ritmo acelerado. Mas, em meio à correria, a Energisa Rondônia faz um alerta:

Jirau Energia lança Programa de Trainee Engenharia e outras áreas com oportunidades em Rondônia e Rio de Janeiro

Jirau Energia lança Programa de Trainee Engenharia e outras áreas com oportunidades em Rondônia e Rio de Janeiro

A Jirau Energia, 4ª maior hidrelétrica do país, está com inscrições abertas para o Programa Trainee de Nível Superior 2026. A iniciativa tem como ob

Neste sábado (27): Energisa abre agência pela última vez no ano para negociação exclusiva de débitos em Porto Velho

Neste sábado (27): Energisa abre agência pela última vez no ano para negociação exclusiva de débitos em Porto Velho

Devido à grande procura registrada nas últimas ações, a Energisa decidiu oferecer, pela última vez em 2025, uma oportunidade especial para negociaçã

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)