Porto Velho (RO) segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Energia

Proluz alcança 90% das comunidades rurais de Porto Velho com serviço de iluminação pública

Objetivo é alcançar 100% das comunidades rurais até o primeiro semestre de 2022


Proluz alcança 90% das comunidades rurais de Porto Velho com serviço de iluminação pública - Gente de Opinião

Nove em cada dez comunidades rurais de Porto Velho já contam com o serviço de iluminação pública. A marca chega após a expansão do Programa de Iluminação Pública Rural (Proluz), da Prefeitura.

Ao todo, o município passou de 103 para 127 comunidades rurais atendidas. O trabalho, executado pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), consiste na ampliação e manutenção da rede de iluminação e espaços públicos.

As ações começaram em 2018 e, até o momento, já resultaram em mais de cinco mil pontos instalados no município. Os trabalhos ocorrem mediante a solicitação da comunidade que aciona diretamente a Emdur. A Prefeitura então realiza a vistoria técnica no local, estuda a viabilidade e agenda a execução do serviço.

Segundo o chefe da Seção de Projetos e Expansão Pública da Emdur, Weverton Kelvin Damacena, o objetivo é levar qualidade de vida aos moradores das comunidades rurais.

“O retorno das comunidades tem sido muito positivo. É uma mudança de cenário que proporciona mais segurança, comodidade e uma série de benefícios à população. Porto Velho é uma das únicas capitais que faz esse tipo de serviço na zona rural”, afirma.

Em média, a equipe técnica da Emdur conta com até dez servidores atuantes, durante a execução de um serviço. Nos próximos dois meses a previsão é atender mais 11 comunidades rurais com as ações de manutenção dos pontos de iluminação.

A estimativa é alcançar 100% das comunidades rurais até o primeiro semestre de 2022.

Para o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, os novos pontos de iluminação refletem positivamente no modo de vida dos moradores e na geração de renda das comunidades.

“A Secretaria Municipal de Agricultura entra com o patrulhamento das vias e a Emdur completa com a iluminação. Dessa forma, os pequenos produtores terão melhores condições para produzir e escoar essa produção”, afirma Beltrame.

Mais Sobre Energia

Hidrelétrica Santo Antônio bate novo recorde de geração de energia

Hidrelétrica Santo Antônio bate novo recorde de geração de energia

A Hidrelétrica Santo Antônio bateu novo recorde de geração de energia com mais de 18 milhões de MWh ( 18.144.866,74 MWh) gerados ao longo de 2021. 

Jirau Energia entrega equipamentos para Semusa em Porto Velho

Jirau Energia entrega equipamentos para Semusa em Porto Velho

A JIRAU ENERGIA entregou no dia 15 para a Secretaria de Saúde de Porto Velho, a Semusa, equipamentos para o enfrentamento ao coronavírus e doenças c

Santo Antônio Energia reafirma comprometimento com Porto Velho e irá concluir as  obras do complexo da Madeira-Mamoré

Santo Antônio Energia reafirma comprometimento com Porto Velho e irá concluir as obras do complexo da Madeira-Mamoré

A Santo Antônio Energia fez nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho para  concluir as obras de revitalização da praça da Estrada de Ferro Made

Deputado Léo Moraes quer que STF aplique efeito  imediato no teto da alíquota de energia

Deputado Léo Moraes quer que STF aplique efeito imediato no teto da alíquota de energia

Com o objetivo de evitar que governadores consigam estender para depois de 2024 a aplicação do teto de 17% sobre a alíquota de ICMS sobre energia el