Porto Velho (RO) sábado, 16 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Energia

PROFISSIONAIS DO OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO VISITAM UHE JIRAU


PROFISSIONAIS DO OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO VISITAM UHE JIRAU - Gente de Opinião

Três profissionais do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estiveram na Usina Hidrelétrica Jirau, localizada em Nova Mutum Paraná, com o objetivo de conhecer o empreendimento.

Durante toda a visita, os profissionais do ONS se informaram sobre a UHE Jirau e a geração de energia no empreendimento. Eles conheceram a Casa de Força da Margem Direita, onde estão instaladas 28 das 50 turbinas, a Sala de Controle, a Subestação Isolada a Gás, entre outras estruturas.

O Engenheiro do ONS, Paulo Diniz, fala que a complexidade de operação na bacia do rio Madeira é grande, principalmente pelas características naturais do rio. “Gerenciar a operação hidráulica é uma atividade do nosso dia a dia. Então, viemos conhecer a região pessoalmente, até para que a gente possa ter uma referência de como é aquilo em campo”, conta.

O Gerente de Operação da UHE Jirau, Marcelo Fonseca, ressalta que a troca de experiências com profissionais do ONS é sempre importante, porque todo o relacionamento operacional da Usina acontece com a instituição. “No nosso cotidiano, estamos sempre interagindo com eles. E também é importante eles conhecerem a nossa realidade, porque aqui é diferente do que estão habituados, devido às particularidades da Usina e do rio Madeira”, conclui.

Após a visita na UHE Jirau, o grupo foi acompanhar o andamento das obras de alteamento da rodovia BR-364 e conhecer o distrito de Abunã.

Mais Sobre Energia

Rovema Energia apresenta soluções energéticas aos colaboradores do Sebrae/RO

Rovema Energia apresenta soluções energéticas aos colaboradores do Sebrae/RO

Proporcionando soluções para economia na conta de energia elétrica, por meio de fonte de energia renovável e limpa, nesta quarta-feira, 13, a Rovema

Curso capacita sobre produção de abacaxi em Rondônia

Curso capacita sobre produção de abacaxi em Rondônia

A Jirau Energia em parceria com a EMBRAPA /RO ofereceu no mês de setembro o curso sobre o sistema de produção de abacaxi na modalidade online, com d

Rovema Energia tem a solução para sua conta não aumentar

Rovema Energia tem a solução para sua conta não aumentar

A conta de luz tornou-se, nesta quarta-feira (1º/9), um motivo a mais para preocupação diante do anúncio feito pelo Ministério de Minas e Energia so