Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019 - 10h33

Na última quarta-feira (20), estive presente na audiência com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em Brasília, representando o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, juntamente com o Presidente da OAB/RO, Dr. Elton Assis. De lá, partindo da própria recepção do Ministro (que não queria receber a todos os presentes e tão somente os parlamentares federais e o governador), já tínhamos ideia de que muito provavelmente não sairíamos dali com boas novas, a princípio.
Entretanto, algo me chamou atenção que me instigou a escrever esse ligeiro artigo.
Sou rondoniense de nascimento e desde que me entendo por gente acompanho a história de nosso amado Estado. Devo dizer que eu NUNCA vi – tampouco me lembro de ter visto ou tomado conhecimento de – tamanha união em favor da nossa Rondônia. Pela primeira vez, vi governador, senadores, deputados federais e estatuais, prefeitos, OAB, MPs, setor produtivo privado, enfim, TODOS unidos em prol do bem estar do povo rondoniense. Sem vaidades, sem politicagem prosaica e banal. De fato, foi uma ocasião muito significativa, repleta de simbologia que jamais esquecerei. Foi histórico!
O resultado ainda não veio, mas quando a vontade política se alia ao bom senso e os poderes se unem em favor do povo, não há “Energisa” que segure!
A “vitória” do POVO de Rondônia, AINDA, não veio! Já inclusive perdemos algumas batalhas, mas a “guerra”, essa jamais será perdida! Não tem como!
Não há “Energisa” que resista a esse tsunami do bem!
Os bandeirantes de Rondônia estão e estarão como sentinelas avançadas, honrando os destemidos pioneiros que outrora nos trouxeram até aqui! Se preciso for, Rondônia vai sim às ruas novamente mostrar, pacificamente, sua força!
Nós rondonienses demos uma clara demonstração de nossa indignação e, desta vez, não ficamos apenas reclamando, partimos para a ação, através dos poderes constituídos, dos representantes do povo e dos representantes de classe. Trocamos a inércia pela união.
Acredito que em breve colheremos os bons desta união e deste esforço coletivo, pelo bem, desinteressado da nossa já tão sofrida população de Rondônia.
Parabéns a todos os envolvidos!
*Conselheiro Federal da OAB/RO sobre ações para redução da tarifa de energia elétrica em Rondônia
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Furto de energia elétrica leva 139 pessoas à prisão em Rondônia em 2025
O furto e a fraude no consumo de energia elétrica, popularmente conhecidos como “gato”, resultaram na prisão de 139 pessoas em Rondônia ao longo de

Segurança no campo: Dicas da Energisa sobre cuidados com a rede elétrica em período de colheita
Com a colheita da safra 2025 de soja em andamento em Rondônia e já alcançando cerca de 80% da área plantada, o estado vive o período de maior movime

Alerta: religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal
Religar a energia elétrica por conta própria, após o corte no fornecimento, pode colocar em risco a vida de moradores e causar sérios danos às insta

Em 2025, a Energisa Rondônia registrou três mortes de profissionais da construção civil em acidentes envolvendo atividades realizadas próximas à red
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)