Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019 - 10h10

Desde que começou a gerar energia, em março de 2012, até dezembro do ano passado, a Hidrelétrica Santo Antônio já pagou cerca de R$ 370 milhões em royalties. Apenas em 2018 os royalties pagos superaram os R$ 90 milhões.
Os royalties, Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH), são uma compensação permanente que as hidrelétricas pagam pela utilização da água para gerar energia. O valor pago é dividido entre União, estados e municípios.
Em maio do ano passado foi sancionada a nova lei (Lei 13.661/18) que alterou as parcelas distribuídas a estados e municípios com áreas afetadas pela construção de hidrelétricas. Com a nova lei, os municípios passaram a receber 65% do valor dos royalties pagos, os Estados ficaram com 25% e a União permaneceu com 10% do valor.
No caso da Hidrelétrica Santo Antônio, os royalties serão pagos até 2043, prorrogáveis por mais 35 anos com a renovação da concessão.
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Até o dia 30 de junho, todas as distribuidoras de energia do país deverão concluir a padronização dos números de identificação das unidades consumid

Objetos arremessados ou presos à rede elétrica já provocaram cerca de 50 ocorrências em Rondônia apenas nos três primeiros meses de 2026. Nesse perí

Justiça de Rondônia condena duas pessoas por furto de energia
Um homem e uma mulher foram condenados pela Justiça de Rondônia a 1 ano de prisão e ao pagamento de multa pela prática de furto de energia elétrica.

Precisa resolver algo com a conta de luz? Veja os canais de atendimento da Energisa
Quem precisa resolver pendências com a conta de energia, seja pedir segunda via, negociar débitos, trocar a titularidade ou informar falta de luz, n
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)