Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Hidrelétrica Santo Antônio bate recorde de geração de energia

Usina alcançou a potência de 3.564 megawatts (MW) na manhã desta segunda-feira (10/02). Energia gerada é equivalente ao consumo de quase 43 milhões de pessoas


Hidrelétrica Santo Antônio bate recorde de geração de energia - Gente de Opinião

A Hidrelétrica Santo Antônio, usina do grupo Eletrobras localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), bateu recorde de geração instantânea na manhã desta segunda-feira (10). A geração alcançou a potência de 3.564 megawatts (MW). Esse volume de energia é quase quatro vezes maior que o consumo de todo o Sistema Regional Acre-Rondônia, suficiente para alimentar a demanda de energia instantânea de seis estados da Região Norte do país simultaneamente (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Tocantins), e cerca de 20% do consumo de São Paulo, o estado com a maior população e demanda de energia do Brasil.

“Chegamos muito próximos da capacidade instalada, 3.568 megawatts (MW), que é a capacidade máxima de geração da usina. Um recorde que reflete o comprometimento das equipes diante dos desafios enfrentados com a crise hídrica que impactou todo o sistema elétrico brasileiro em 2023 e 2024”, lembra Caio Pompeu de Souza Brasil Neto, CEO da Hidrelétrica Santo Antônio.

Hidrelétrica Santo Antônio bate recorde de geração de energia - Gente de Opinião

A disponibilidade das 50 turbinas sincronizadas no Sistema Interligado Nacional, após um ciclo de grandes manutenções concentradas no período de estiagem do rio, tem sido imprescindível para garantir o aproveitamento máximo da vazão do Madeira e para alcançar níveis recordes de geração. A UHE Santo Antônio é uma usina a fio d´água, que opera de acordo com o comportamento hidrológico do rio Madeira, e seu reservatório não tem capacidade de armazenamento.

“Apesar da vazão estar um pouco abaixo da média para o período, o rio tem apresentado comportamento de subida para os próximos dias. Seguimos maximizando a operação das turbinas e o aproveitamento da vazão sazonal do rio para garantirmos ao sistema toda a energia contratada”, acrescenta Francisco Arteiro, diretor de Operações da Hidrelétrica Santo Antônio.

Desde a conclusão da construção da hidrelétrica, em 2016, o último recorde da usina foi em abril de 2022, quando a geração de energia instantânea atingiu 3.503 MW. Na manhã desta segunda-feira (10/02), a vazão do rio Madeira estava em 27.100 m³/s na região onde está localizada a usina.

Gente de OpiniãoSábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa alerta: objetos estranhos na rede elétrica causaram mais de 200 ocorrências em Rondônia em 2025

Energisa alerta: objetos estranhos na rede elétrica causaram mais de 200 ocorrências em Rondônia em 2025

Objetos arremessados ou presos à rede elétrica provocaram mais de 200 ocorrências em Rondônia somente em 2025. Ao longo desses registros, foram cont

Jirau Energia oferece oportunidades de trabalho em Rondônia

Jirau Energia oferece oportunidades de trabalho em Rondônia

A Jirau Energia está com inscrições abertas para vagas nas áreas Administrativa e de Operação e Manutenção, contemplando níveis júnior, pleno, sênio

Mais de 2 mil furtos de energia são registrados no setor comercial de Rondônia

Mais de 2 mil furtos de energia são registrados no setor comercial de Rondônia

Rondônia registrou, em 2025, quase 2 mil casos de furto de energia envolvendo estabelecimentos comerciais de diferentes portes. As irregularidades i

 Segurança no campo: 80% das mortes envolvendo rede elétrica em Rondônia ocorreram na zona rural; Energisa reforça orientações.

Segurança no campo: 80% das mortes envolvendo rede elétrica em Rondônia ocorreram na zona rural; Energisa reforça orientações.

Nos últimos sete anos, Rondônia registrou 50 mortes envolvendo a rede elétrica, uma média de sete ocorrências por ano. Desse total, 38 casos acontec

Gente de Opinião Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)