Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Hidrelétrica Santo Antônio bate recorde de geração de energia

Usina alcançou a potência de 3.564 megawatts (MW) na manhã desta segunda-feira (10/02). Energia gerada é equivalente ao consumo de quase 43 milhões de pessoas


Hidrelétrica Santo Antônio bate recorde de geração de energia - Gente de Opinião

A Hidrelétrica Santo Antônio, usina do grupo Eletrobras localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), bateu recorde de geração instantânea na manhã desta segunda-feira (10). A geração alcançou a potência de 3.564 megawatts (MW). Esse volume de energia é quase quatro vezes maior que o consumo de todo o Sistema Regional Acre-Rondônia, suficiente para alimentar a demanda de energia instantânea de seis estados da Região Norte do país simultaneamente (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Tocantins), e cerca de 20% do consumo de São Paulo, o estado com a maior população e demanda de energia do Brasil.

“Chegamos muito próximos da capacidade instalada, 3.568 megawatts (MW), que é a capacidade máxima de geração da usina. Um recorde que reflete o comprometimento das equipes diante dos desafios enfrentados com a crise hídrica que impactou todo o sistema elétrico brasileiro em 2023 e 2024”, lembra Caio Pompeu de Souza Brasil Neto, CEO da Hidrelétrica Santo Antônio.

Hidrelétrica Santo Antônio bate recorde de geração de energia - Gente de Opinião

A disponibilidade das 50 turbinas sincronizadas no Sistema Interligado Nacional, após um ciclo de grandes manutenções concentradas no período de estiagem do rio, tem sido imprescindível para garantir o aproveitamento máximo da vazão do Madeira e para alcançar níveis recordes de geração. A UHE Santo Antônio é uma usina a fio d´água, que opera de acordo com o comportamento hidrológico do rio Madeira, e seu reservatório não tem capacidade de armazenamento.

“Apesar da vazão estar um pouco abaixo da média para o período, o rio tem apresentado comportamento de subida para os próximos dias. Seguimos maximizando a operação das turbinas e o aproveitamento da vazão sazonal do rio para garantirmos ao sistema toda a energia contratada”, acrescenta Francisco Arteiro, diretor de Operações da Hidrelétrica Santo Antônio.

Desde a conclusão da construção da hidrelétrica, em 2016, o último recorde da usina foi em abril de 2022, quando a geração de energia instantânea atingiu 3.503 MW. Na manhã desta segunda-feira (10/02), a vazão do rio Madeira estava em 27.100 m³/s na região onde está localizada a usina.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mulheres conquistam espaço e inspiram novas gerações no setor elétrico de Rondônia

Mulheres conquistam espaço e inspiram novas gerações no setor elétrico de Rondônia

Cada vez mais presentes em diferentes áreas do setor elétrico, as mulheres vêm mostrando que dedicação, coragem e vontade de aprender são capazes de

Autonomia energética para residências e propriedades rurais

Autonomia energética para residências e propriedades rurais

A Rovema Energia apresenta a Bateria Slim, uma solução moderna de armazenamento de energia desenvolvida para garantir autonomia e segurança em situa

Entenda sua conta de energia: Energisa detalha como é calculada a fatura mensal

Entenda sua conta de energia: Energisa detalha como é calculada a fatura mensal

Você sabe realmente para onde vai o valor que paga na sua conta de energia? Segundo a Energisa, a maior parte do que é cobrado dos consumidores não

Segurança: Energisa alerta para os riscos de acidentes com a rede elétrica durante obras e reformas

Segurança: Energisa alerta para os riscos de acidentes com a rede elétrica durante obras e reformas

Em Rondônia, acidentes envolvendo a rede elétrica durante atividades da construção civil resultaram em três mortes em 2025. Os casos reforçam a impo

Gente de Opinião Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)