Segunda-feira, 18 de março de 2019 - 11h47

A Energisa, grupo que a Ceron faz parte desde novembro, teve nove distribuidoras posicionadas entre as melhores do Brasil, em duas categorias do ranking da Continuidade do Serviço 2018, divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira, dia 15 de março. O ranking mede a qualidade do fornecimento das empresas por meio do indicador de desempenho global de continuidade (DGC). A medição de qualidade é feita através de uma comparação entre o desempenho real das empresas e os limites anuais dos indicadores DEC (duração das interrupções) e FEC (frequência das interrupções).
A Ceron, concessionaria recém-adquirida, não entrou no ranking porque estava em regime de designação e tinha seus indicadores com limites monitorados pela Aneel, órgão regulador do setor. A Ceron retorna ao ranking de qualidade após a próxima revisão tarifária, com uma definição de uma nova trajetória de limites neste ranking.
“Vamos perseguir incansavelmente as melhores posições do ranking da Aneel. Tenho certeza que com os investimentos programados e o saneamento das dívidas e ainda a adoção de um estilo de gestão com foco na eficiência operacional, administrativa e financeira, muito em breve vamos mudar o cenário que hoje temos. As melhores posições do ranking são ocupadas por empresas que valorizam seus clientes, tem uma operação eficiente e que buscam sempre melhores resultados. É assim que estamos trabalhando aqui”, afirma André Theobald, presidente da Ceron e que já foi presidente da Energisa Paraíba e Borborema, que estão nos últimos anos sempre no topo do ranking.
A Aneel avaliou 47 concessionárias, divididas entre distribuidoras com mais de 400 mil consumidores e as que têm o número menor ou igual a 400 mil clientes. No primeiro grupo (mais de 400 mil), a Energisa Sul-Sudeste ocupa a 1ª posição geral do país, com DGC de 0,65. A empresa subiu duas posições até chegar ao topo no ano passado. No segundo grupo, a Energisa Borborema ficou com a 2ª colocação, com DGC de 0,40.
Ainda entre as grandes distribuidoras, a Energisa Mato Grosso aparece em 3º, com DGC de 0,69; em seguida vem a Energisa Minas Gerais e a Energisa Paraíba, empatadas em 5º, com DGC de 0,71. Já a Energisa Mato Grosso do Sul subiu quatro posições, saindo de 10ª posição em 2017 para 7º lugar no ranking de 2018, apresentando DGC de 0,73. Em 11º lugar ficou a Energisa Tocantins, com DGC de 0,76. Em 14º lugar se posicionou a Energisa Sergipe com DGC de 0,82. Entre as pequenas empresas, a Energisa Nova Friburgo ficou na 6ª posição, com DGC de 0,53.
“As distribuidoras do Grupo alcançarem ótimas posições no ranking da Aneel de 2018 é resultado de investimentos contínuos que temos feito de maneira consistente para aprimorar processos e serviços. A eficiência e a qualidade são o norte das empresas do grupo, sempre com foco nos clientes. E é assim que vamos também conduzir a transformação da Ceron. Com investimentos, valorização de nossos profissionais e compromisso com os clientes e com o desenvolvimento do estado”, reforça Ricardo Botelho, presidente do Grupo Energisa.
Sobre o Grupo Energisa
Com 114 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores do Brasil em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. O Grupo atende a 7,7 milhões de clientes — o que representa uma população atendida de quase 20 milhões de pessoas, em 862 municípios, em todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de R$ 15,5 bilhões (ano 2017), o grupo gera aproximadamente 16 mil empregos diretos e indiretos.
Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, geração, transmissão, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de Call Center (Multi Energisa) e comercialização de energia (Energisa Comercializadora).
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alerta: religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal
Religar a energia elétrica por conta própria, após o corte no fornecimento, pode colocar em risco a vida de moradores e causar sérios danos às insta

Em 2025, a Energisa Rondônia registrou três mortes de profissionais da construção civil em acidentes envolvendo atividades realizadas próximas à red

Energisa incentiva economia de energia nas férias escolares com dicas práticas e divertidas
Durante o período de férias escolares, quando crianças e adolescentes passam mais tempo em casa, o consumo de energia elétrica tende a aumentar. Ate

Saiba como realizar a atualização cadastral da conta de energia pelos canais digitais
A atualização do cadastro junto à distribuidora é fundamental para evitar transtornos e garantir que as informações cheguem até o cliente. Se você m
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)