Porto Velho (RO) sexta-feira, 30 de julho de 2021
×
Gente de Opinião

Energia

Deputados entregam relatório da CPI da Energisa ao senador Marcos Rogério

Parlamentares voltaram a defender que a empresa Energisa ofereça um serviço digno aos rondonienses


Deputados entregam relatório da CPI da Energisa ao senador Marcos Rogério  - Gente de Opinião

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada na Assembleia Legislativa para apurar possíveis irregularidades e práticas abusivas contra os consumidores de energia elétrica, praticadas pela empresa Energisa, foi entregue oficialmente ao vice-líder do Governo no Senado, senador Marcos Rogério (DEM), em Brasília, nesta terça-feira (18).

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), autor do pedido de criação da CPI da Energisa e que presidiu os trabalhos, fez a entrega do relatório junto com os deputados Jair Montes (Avante), relator da CPI, Cirone Deiró, Alex Silva (Republicanos) e Jhony Paixão (Republicanos).

"Esse relatório já havia sido enviado aos poderes e instituições, mas hoje entregamos ao senador Marcos Rogério e pedimos apoio para que ele também possa somar forças conosco, nessa luta contra os abusos da Energisa contra os consumidores. Em Brasília, o senador pode trabalhar junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por exemplo", disse Redano.

Alex Redano e os demais deputados estaduais defenderam que a empresa Energisa ofereça um serviço digno aos consumidores rondonienses, fato este que não tem sido verificado até então. "Nem mesmo leis estaduais aprovados pela Assembleia e em vigor, essa empresa respeita, causando muita insatisfação entre os consumidores. Mas, seguimos defendendo a população e nessa luta contra uma empresa poderosa, o que não é nada fácil", completou.

CPI da Energisa
O relatório final, aprovado em plenário, listou uma série de irregularidades e de descumprimento contratual e das normas vigentes, por parte da empresa Energisa, sugerindo aos órgãos de controle a tomada de medidas para saná-las. A caducidade do contrato, ou seja, rompimento do contrato da Energisa para atender a distribuição de energia em Rondônia e o encaminhamento de todas as denúncias registradas na CPI aos Ministérios Público Federal e Estadual.

Umas das principais recomendações da CPI é que a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Finanças (Sefin) não deixe de cobrar o que a empresa deve ao Estado, recomendou-se que a PGE e a Sefin providenciem o imediato reestabelecimento do curso das execuções de todos os débitos estaduais, sem qualquer tipo de suspensão ou negociação visando reduzir juros, multa e/ou correção monetária.

Mais Sobre Energia

Consumidora que esperou dois anos pela religação da energia elétrica será indenizada

Consumidora que esperou dois anos pela religação da energia elétrica será indenizada

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia manteve a condenação da Empresa Energisa Rondônia no valor de 5 mil reais, em razão da demora d

Hidrelétrica Santo Antônio prioriza mão de obra de Rondônia na contratação de novos operadores

Hidrelétrica Santo Antônio prioriza mão de obra de Rondônia na contratação de novos operadores

A Hidrelétrica Santo Antônio acaba de contratar sete novos profissionais para o reforço nos trabalhos de operação da usina que já possui 66 operadore

Lei que obriga notificação para vistoria no medidor de energia é sancionada pelo governador Marcos Rocha

Lei que obriga notificação para vistoria no medidor de energia é sancionada pelo governador Marcos Rocha

Foi  sancionada pelo governador Marcos Rocha a lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, de autoria do deputado estadual Jair

Setor elétrico atrai profissionais de diversas formações interessados em construir carreira

Setor elétrico atrai profissionais de diversas formações interessados em construir carreira

As novas tecnologias e o foco cada vez maior em sustentabilidade estão transformando o setor elétrico e também o perfil de seus profissionais. Em Ro