Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Deputado Léo Moraes quer que STF aplique efeito imediato no teto da alíquota de energia

STF julgou inconstitucionais alíquotas acima de 17%, mas governadores querem estender aplicabilidade a partir de 2024


Deputado Léo Moraes quer que STF aplique efeito  imediato no teto da alíquota de energia - Gente de Opinião

Com o objetivo de evitar que governadores consigam estender para depois de 2024 a aplicação do teto de 17% sobre a alíquota de ICMS sobre energia elétrica e serviços de telecomunicação, o deputado federal Léo Moraes (Podemos) apresentou indicação ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, para que os efeitos da decisão do Supremo que declarou inconstitucionais alíquotas superiores a 17%, passem a vigorar imediatamente ou então a partir de janeiro de 2022.

Em decisão recente, o STF decidiu que a cobrança de alíquota do ICMS superior a 17% sobre as operações de fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicação é inconstitucional. A decisão, majoritária, foi tomada em julgamento de ação que questionava a alíquota de 25% aplicada pelo governo de Santa Catarina (SC). Em Rondônia a alíquota é de 20%.

A tese de repercussão geral fixada, que servirá de parâmetro para a resolução de processos semelhantes, levou em consideração “a essencialidade dos bens e serviços”.

Segundo o deputado Léo Moraes, “a população brasileira tem visto as contas de energia elétrica impactar sobremaneira o orçamento familiar, principalmente com os constantes aumentos de tarifas e a criação de novas bandeiras tarifárias de patamar vermelho e de escassez hídrica. No Estado de Rondônia desde 2019 a população sofre com reajustes de cerca de 50%. Além disso, a pandemia tem gerado uma grave crise financeira, com altas taxas de desemprego e inflação na cesta básica, sufocando financeiramente as famílias com maior vulnerabilidade social”, observou em sua indicação.

Léo Moraes acentuou que “a determinação constitucional do teto de 17% resultará em uma redução estimada de 3%, que será de grande valia para a população do nosso Estado. Por outro lado, ainda falta estabelecer o período de vigência da redução, por isso solicitamos os préstimos de Vossa Excelência no sentido de pautar a plenária sobre o tema assim que possível, como forma de buscarmos os efeitos imediatos da determinação”.

O parlamentar rondoniense quer evitar que a articulação dos governadores arraste a aplicação da decisão para 2024, como vem sendo ventilado pela mídia. “Ressaltamos que devido a crise financeira e os já acumulados impactos na tarifa de energia elétrica, sugerimos que o efeito seja imediato visando corrigir discrepância que perdura a anos”, reforça em sua indicação.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa orienta sobre como fazer a sua decoração natalina com segurança

Energisa orienta sobre como fazer a sua decoração natalina com segurança

Dezembro chegou, e com ele aquele clima de festa que toma conta das casas, fachadas e estabelecimentos. Muita gente já espalhou luzes, pisca-pisca,

Alerta: em períodos chuvosos, população deve redobrar cuidados com a rede elétrica

Alerta: em períodos chuvosos, população deve redobrar cuidados com a rede elétrica

Neste mês de novembro foi registrado um alto volume de fortes chuvas, ventos intensos e descargas elétricas em várias regiões de Rondônia. Diante de

Energisa abre agência em Porto Velho para negociação de débitos com descontos de até 80% neste sábado (29/11)

Energisa abre agência em Porto Velho para negociação de débitos com descontos de até 80% neste sábado (29/11)

Energisa promove neste sábado, 29, uma ação especial em Porto Velho para facilitar a negociação de débitos de energia. A agência, localizada na Aveni

Energisa reforça alerta de segurança com a rede elétrica diante do alto volume de chuvas em Rondônia

Energisa reforça alerta de segurança com a rede elétrica diante do alto volume de chuvas em Rondônia

Rondônia vive, nas últimas semanas, um período de instabilidade intensa, com registros de temporal, ventos fortes e diversos pontos de alagamento, i

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)