Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Deputado Alex Redano defende conclusão dos trabalhos da CPI da Energisa

Parlamentar sugeriu ainda que empresas em débito com o Estado ofereçam compensações à sociedade


Deputado Alex Redano defende conclusão dos trabalhos da CPI da Energisa - Gente de Opinião

O deputado Alex Redano (Republicanos) usou a tribuna na Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (25), para defender a conclusão dos trabalhos da CPI da Energisa, da qual ele é presidente, suspensos com a pandemia do coronavírus.

"A CPI da Energisa precisa finalizar os trabalhos, produzir o relatório final . Já temos o sinal verde do presidente da Casa e estamos conversando com os demais membros para ajustar essa conclusão. Acima de tudo, é preciso que o trabalho tenha um efeito prático", disse Redano.

De acordo com o deputado, "devido ao tamanho dos desmandos encontrados ao longo da nossa investigação, há uma série de medidas que vamos sugerir, inclusive a suspensão desse contrato".

 

Dívidas

Redano em seguida passou a falar sobre as dívidas das empresas com o Governo. "Além da Energisa, temos diversas empresas que devem ao Estado. A minha sugestão é de que, para cada desconto concedido, as empresas deem desconto nos serviços para a população. Por exemplo: se a Energisa deve R$ 2 bilhões, para ter direito a algum desconto, poderia, em troca, conceder algum benefício para o consumidor de energia. Ou a construção de um benefício público, como um hospital ou escola, em contrapartida. Querem o desconto, que deem algo palpável para a população", afirmou.

Alex Redano disse também que "estamos aqui plantando uma sementinha. São mais de 100 empresas com débitos com o Estado. Elas podem dar alguma contrapartida à sociedade. É uma ideia que pode ser construída com todos os deputados, com uma discussão com os demais poderes e instituições, para o próximo ano. As empresas precisam pagar, o Estado necessita do recurso e a iniciativa privada tem muito mais agilidade nas ações, para uma compensação para a sociedade".

Os deputados Chiquinho da Emater (PSB), José Lebrão (MDB), Adelino Follador (DEM) e Edson Martins (MDB), manifestaram apoio para a propositura do deputado Alex Redano.

 

Aeroporto

Alex Redano também abordou a necessidade de se realizar as obras de ampliação e adequação do aeroporto de Ariquemes.

"Que essa obra saia do papel, pela sua importância para a economia local. O senador Marcos Rogério (DEM) destinou uma emenda de R$ 10 milhões para essa obra e estamos acompanhando, junto com os deputados Geraldo da Rondônia e Adelino Follador (DEM)", finalizou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está em busca de estagiários para integrar seu time. As diferent

Energisa participa do MP itinerante em Primavera de Rondônia

Energisa participa do MP itinerante em Primavera de Rondônia

A Energisa, em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO), participou nos últimos dias da campanha de serviços do MP Itinerante, realizada

26 pessoas são presas por furto de energia em Rondônia nos dois primeiros meses deste ano

26 pessoas são presas por furto de energia em Rondônia nos dois primeiros meses deste ano

Apenas nos dois primeiros meses deste ano, 26 pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de energia no estado. As prisões aconteceram em

Energisa tem vagas abertas para Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Porto Velho e Vilhena

Energisa tem vagas abertas para Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Porto Velho e Vilhena

A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está em busca de profissionais formados para integrar seu tempo.

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)