Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Deputado Alex Redano defende conclusão dos trabalhos da CPI da Energisa

Parlamentar sugeriu ainda que empresas em débito com o Estado ofereçam compensações à sociedade


Deputado Alex Redano defende conclusão dos trabalhos da CPI da Energisa - Gente de Opinião

O deputado Alex Redano (Republicanos) usou a tribuna na Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (25), para defender a conclusão dos trabalhos da CPI da Energisa, da qual ele é presidente, suspensos com a pandemia do coronavírus.

"A CPI da Energisa precisa finalizar os trabalhos, produzir o relatório final . Já temos o sinal verde do presidente da Casa e estamos conversando com os demais membros para ajustar essa conclusão. Acima de tudo, é preciso que o trabalho tenha um efeito prático", disse Redano.

De acordo com o deputado, "devido ao tamanho dos desmandos encontrados ao longo da nossa investigação, há uma série de medidas que vamos sugerir, inclusive a suspensão desse contrato".

 

Dívidas

Redano em seguida passou a falar sobre as dívidas das empresas com o Governo. "Além da Energisa, temos diversas empresas que devem ao Estado. A minha sugestão é de que, para cada desconto concedido, as empresas deem desconto nos serviços para a população. Por exemplo: se a Energisa deve R$ 2 bilhões, para ter direito a algum desconto, poderia, em troca, conceder algum benefício para o consumidor de energia. Ou a construção de um benefício público, como um hospital ou escola, em contrapartida. Querem o desconto, que deem algo palpável para a população", afirmou.

Alex Redano disse também que "estamos aqui plantando uma sementinha. São mais de 100 empresas com débitos com o Estado. Elas podem dar alguma contrapartida à sociedade. É uma ideia que pode ser construída com todos os deputados, com uma discussão com os demais poderes e instituições, para o próximo ano. As empresas precisam pagar, o Estado necessita do recurso e a iniciativa privada tem muito mais agilidade nas ações, para uma compensação para a sociedade".

Os deputados Chiquinho da Emater (PSB), José Lebrão (MDB), Adelino Follador (DEM) e Edson Martins (MDB), manifestaram apoio para a propositura do deputado Alex Redano.

 

Aeroporto

Alex Redano também abordou a necessidade de se realizar as obras de ampliação e adequação do aeroporto de Ariquemes.

"Que essa obra saia do papel, pela sua importância para a economia local. O senador Marcos Rogério (DEM) destinou uma emenda de R$ 10 milhões para essa obra e estamos acompanhando, junto com os deputados Geraldo da Rondônia e Adelino Follador (DEM)", finalizou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma oportunidade de aproveitar a campanha de negociação que oferece até 80% de desconto sem precisar se deslocar da comunidade.

Mais uma oportunidade de aproveitar a campanha de negociação que oferece até 80% de desconto sem precisar se deslocar da comunidade.

Nesta semana, a equipe da Energisa está novamente no residencial Morar Melhor, zona Sul de Porto Velho, oferecendo serviços e atendimentos como regu

Férias com Segurança: Energisa orienta sobre cuidados para evitar acidentes elétricos

Férias com Segurança: Energisa orienta sobre cuidados para evitar acidentes elétricos

As férias são um momento de alegria e descanso, mas também exigem atenção redobrada aos riscos envolvendo energia elétrica, principalmente nesse per

Energisa alerta sobre riscos de sobrecarga no uso inadequado de equipamentos eletrônicos

Energisa alerta sobre riscos de sobrecarga no uso inadequado de equipamentos eletrônicos

A tecnologia trouxe praticidade ao nosso dia a dia. Do chuveiro à fritadeira elétrica, do portão automático às tomadas para carregar o celular em qu

Energisa orienta sobre como se cadastrar na Tarifa Social de Energia em Rondônia: Veja o passo a passo!

Energisa orienta sobre como se cadastrar na Tarifa Social de Energia em Rondônia: Veja o passo a passo!

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) vem mudando a vida de milhares de famílias de baixa renda em Rondônia. Desde 2018, quando a Energisa assu

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)