Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Deputado Alex Redano defende conclusão dos trabalhos da CPI da Energisa

Parlamentar sugeriu ainda que empresas em débito com o Estado ofereçam compensações à sociedade


Deputado Alex Redano defende conclusão dos trabalhos da CPI da Energisa - Gente de Opinião

O deputado Alex Redano (Republicanos) usou a tribuna na Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (25), para defender a conclusão dos trabalhos da CPI da Energisa, da qual ele é presidente, suspensos com a pandemia do coronavírus.

"A CPI da Energisa precisa finalizar os trabalhos, produzir o relatório final . Já temos o sinal verde do presidente da Casa e estamos conversando com os demais membros para ajustar essa conclusão. Acima de tudo, é preciso que o trabalho tenha um efeito prático", disse Redano.

De acordo com o deputado, "devido ao tamanho dos desmandos encontrados ao longo da nossa investigação, há uma série de medidas que vamos sugerir, inclusive a suspensão desse contrato".

 

Dívidas

Redano em seguida passou a falar sobre as dívidas das empresas com o Governo. "Além da Energisa, temos diversas empresas que devem ao Estado. A minha sugestão é de que, para cada desconto concedido, as empresas deem desconto nos serviços para a população. Por exemplo: se a Energisa deve R$ 2 bilhões, para ter direito a algum desconto, poderia, em troca, conceder algum benefício para o consumidor de energia. Ou a construção de um benefício público, como um hospital ou escola, em contrapartida. Querem o desconto, que deem algo palpável para a população", afirmou.

Alex Redano disse também que "estamos aqui plantando uma sementinha. São mais de 100 empresas com débitos com o Estado. Elas podem dar alguma contrapartida à sociedade. É uma ideia que pode ser construída com todos os deputados, com uma discussão com os demais poderes e instituições, para o próximo ano. As empresas precisam pagar, o Estado necessita do recurso e a iniciativa privada tem muito mais agilidade nas ações, para uma compensação para a sociedade".

Os deputados Chiquinho da Emater (PSB), José Lebrão (MDB), Adelino Follador (DEM) e Edson Martins (MDB), manifestaram apoio para a propositura do deputado Alex Redano.

 

Aeroporto

Alex Redano também abordou a necessidade de se realizar as obras de ampliação e adequação do aeroporto de Ariquemes.

"Que essa obra saia do papel, pela sua importância para a economia local. O senador Marcos Rogério (DEM) destinou uma emenda de R$ 10 milhões para essa obra e estamos acompanhando, junto com os deputados Geraldo da Rondônia e Adelino Follador (DEM)", finalizou.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Canais digitais da Energisa se destacam com mais de 95% da preferência dos Rondonienses em 2025

Canais digitais da Energisa se destacam com mais de 95% da preferência dos Rondonienses em 2025

Os canais digitais da Energisa Rondônia seguem se consolidando como o principal meio de relacionamento com os clientes em todo o estado. Em 2025, a

Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix

Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix

Desde agosto de 2025, a Energisa realiza a campanha Show de Prêmios Energisa, que já premiou 35 clientes no estado e segue até 30 de abril de 2026.

Segurança elétrica: consumidores devem comunicar aumento de carga para evitar acidentes

Segurança elétrica: consumidores devem comunicar aumento de carga para evitar acidentes

Quem amplia a casa, abre um negócio ou compra novos equipamentos elétricos precisa ficar atento: sempre que houver aumento no consumo de energia, é

Energisa orienta blocos de rua sobre segurança elétrica para o Carnaval

Energisa orienta blocos de rua sobre segurança elétrica para o Carnaval

A Energisa realizou uma reunião com representantes da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural) e presidentes de blocos de rua da

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)