Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

CPI da Energisa retorna através de videoconferência e relatório final caminha para exclusão da empresa

A apuração dos abusos contra os consumidores foi paralisada em razão do novo Coronavírus


CPI da Energisa retorna através de videoconferência e relatório final caminha para exclusão da empresa - Gente de Opinião

O presidente da CPI da Energisa, deputado Alex Redano, anunciou a retomada dos trabalhos da CPI da Energisa através de videoconferência. A apuração dos abusos contra os consumidores foi paralisada em razão das medidas sociais de distanciamento adotadas pelas autoridades sanitárias após a pandemia do novo Coronavírus. As últimas três audiências programadas serão realizadas através de sistema remoto utilizando freqüência de internet e a Assembleia Legislativa estuda criar mecanismo para permitir a participação popular.

Desde o início da CPI, várias audiências foram realizadas para colher testemunhos de irregularidades cometidas contra a população, desde a retirada de medidores sem autorização, aumento abusivo das contas, cortes aos fins de semana e em residências onde residem doentes e idosos. No decorrer das oitivas, a Assembleia Legislativa garantiu a aprovação de leis específicas para coibir esses abusos, como o fim dos cortes aos fins de semana, aviso prévio de 15 dias para os eventuais desligamentos, imagem do medidor para evitar fraudes, entre outras medidas.

Com o avanço à fase final da investigação, o deputado Alex Redano acredita que o relatório indicará a exclusão da Energisa de Rondônia, exigindo ao Governo Federal a cassação dos serviços da empresa. As três últimas audiências ouvirão os deputados federais e senadores; os diretores da ANEEL; e, por fim, a oitiva dos diretores da Energisa.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa orienta sobre consumo invisível que impacta a fatura de energia

Energisa orienta sobre consumo invisível que impacta a fatura de energia

Mesmo quando parecem desligados, muitos aparelhos continuam consumindo energia elétrica. Esse gasto silencioso, conhecido como consumo fantasma, oco

Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), em parceria com a Energisa, celebrou a certificação de mais uma turma do curso

Distribuidora e academia na zona Leste de Porto Velho são flagradas furtando energia com ligação direta na rede

Distribuidora e academia na zona Leste de Porto Velho são flagradas furtando energia com ligação direta na rede

Dois estabelecimentos comerciais foram flagrados, na quinta-feira (19), consumindo energia por meio de ligação direta na rede elétrica, sem medidor.

Mais da metade dos clientes da Energisa Rondônia utilizam o PIX para pagar a conta de energia

Mais da metade dos clientes da Energisa Rondônia utilizam o PIX para pagar a conta de energia

O pagamento da conta de energia via PIX já é a principal escolha dos clientes da Energisa Rondônia. Em 2025, a média anual de adesão à modalidade fo

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)