Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR


Vanderlei Oriani - Gente de Opinião
Vanderlei Oriani

O presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), Vanderlei Oriani, fez um desabafo na segunda-feira 15.04, ao comentar o absurdo de mais uma cobrança imposta pela Prefeitura à classe empresarial: a taxa de resíduos sólidos produzidos por grandes empresas de Porto Velho.

“É uma taxa absurdamente alta para os empresários que já são submetidos a cargas excessivas de impostos. O ano já começou com aumento do ICMS e agora a Prefeitura quer nos obrigar a arcar com as despesas de um serviço que é dela. A tributação e as obrigações acessórias estão matando nossas empresas”, ressaltou.

Atualmente, com o fechamento do lixão municipal da Vila Princesa, o aterro sanitário é terceirizado. As empresas grandes geradoras de resíduos sólidos são obrigadas a contratar não apenas as caçambas para recolhimento, mas também arcar com as despesas pelo depósito desses resíduos no aterro.

“Essa história do aterro sanitário é uma novela de quase 20 anos e nunca saiu do papel e fazia parte daquelas famosas obras do PAC. Quer dizer, não fizeram o que era para ser feito, e agora os empresários é quem vão ter que meter a mão no bolso para sanar um problema pelo qual não deu causa. É difícil engolir isso”, comentou.

Vanderlei Oriani participou na semana passada de uma reunião com a participação de empresários e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Serviços Básicos e pelo que viu e ouviu, a situação é crítica e resta poucas alternativas para os empresários.

“Não somos o cumprimento da legislação ambiental, que impõe essas obrigações. Somos contra a forma como estamos sendo de certa forma coagidos a cumprir obrigações que o poder público negligenciou. Já geramos emprego, renda e impostos para o município, e ainda temos que também pagar a mais por coleta de lixo?”, finalizou.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A questão da ética na politica

A questão da ética na politica

Tenho sustentado neste espaço, até com certa insistência, a importância da ética na política, principalmente quando começam a surgir nomes nos mais

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos  O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

Houve uma época em que ao roubo e ao furto se aplicava a pena de morte. Eram tempos de barbárie, onde a punição, por mais desproporcional e cruel, n

Mutirão de Saúde: a melhor solução

Mutirão de Saúde: a melhor solução

De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões re

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

É desumana e vergonhosa a situação por que passa o sistema público de saúde em Rondônia. A cada ano, em vez de melhorar, a situação fica pior.  Rece

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)