Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

DOAÇÃO DE SANGUE PODERÁ SER FEITA NO PORTO VELHO SHOPPING



Porto Velho, 12 de junho de 2017 – A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) estará nesta terça-feira (13) das 10h às 18h no 2º piso do Porto Velho Shopping para colher sangue de doadores que queiram contribuir para o banco de sangue do estado.

De acordo com a responsável pela captação de novos doadores da fundação, Maria Luiza Pereira, atualmente o estoque de sangue em Rondônia é baixo para atender toda a demanda. “Todos os dias precisamos ter um estoque regular para atender as solicitações de transfusão sanguíneas dos hospitais públicos, privados e filantrópicos”, destacou.

A parceria do shopping com a Fhemeron surgiu da ideia de celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue comemorado na quarta-feira (14). “É de grande importância tendo em vista o fluxo de pessoas que passam pelo shopping, além da parceria que já temos com a Faculdade Uniron” disse Maria Luiza.

Para a coordenadora de marketing do empreendimento da Ancar Ivanhoe, Taciana Melo, está é uma oportunidade para as 25 mil pessoas que passam diariamente pelo shopping possam doar e também tirar suas dúvidas quanto a doação de sangue. “Buscamos sempre contribuir com ações sociais e esta não poderíamos deixar de apoiar. Quem doa sangue pode salvar vidas”, conclui Melo.

REQUISITOS NECESSÁRIOS AO DOADOR DE SANGUE

REQUISITOS PARA DOAÇÃO:

- Estar em boas condições de saúde

- Ter entre 18 e 69 anos de idade

- 16 e 17 anos poderá doar acompanhado pelo pai/mãe ou responsável legal

- Ter peso igual ou superior a 50Kg

- Vir alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar 3 horas após o almoço)

- Homem pode doar até 4 vezes ao ano em intervalos de 60 dias

- Mulher pode doar até 3 vezes ao ano em intervalos de 90 dias

- Ter dormido pelo menos 6 horas as últimas 24 horas
 

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS:

- Estar gripado ou com febre

- Estar grávida ou amamentando

- Estar em tratamento médico

- Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas)

- Ter tatuagem feita há menos de 01 (um) ano

- Ter realizado tratamento de acupuntura nos últimos 12 meses

- Ter recebido transfusão de sangue e seus derivados há menos de um ano

- Ter feito endoscopia digestiva nos últimos 06 (seis) meses

- Ter tido malária nos últimos 12 meses

IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS

- Ter tido doença de Chagas

- Ter tido hepatite após os 11 anos de idade

- Ter sido exposto à situação ou comportamento que levem a risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis.

É obrigatório apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.

FHEMERON - Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia

Rua Benedito de Souza Brito, s/n, St Industrial – Ao lado do Hospital de Base

CEP 76.821-080. Porto Velho / Rondônia

Telefones 0800-642-5744; 3216-2234; Fax: (69) 3216-5485

 

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Mais deputados para quê?

Mais deputados para quê?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)