Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Diversidade de smartphones Android aumenta 60%


A diversidade de smartphones Android aumentou 60% em um ano. É o que revela relatório divulgado pela OpenSignal, que identificou 18.796 modelos diferentes de telefones com o sistema operacional do Google entre os 682 mil que baixaram seu aplicativo mais recentemente no mundo inteiro. A mesma pesquisa feita em agosto do ano passado com a mesma quantidade de aparelhos revelara uma variedade de 11.868 modelos. A imagem abaixo mostra bem essa diversidade: cada retângulo colorido representa um aparelho diferente – a área varia de acordo com o share sobre o total pesquisado.

A grande variedade de terminais representa uma dor de cabeça para os desenvolvedores, que não conseguem testar seus aplicativos em todos os tipos de aparelhos e garantir que funcionarão adequadamente com qualquer usuário. Para se ter uma ideia, um ano atrás, segundo o mesmo relatório, os dez modelos mais populares detinham 21%. Agora, respondem por 15%. O Galaxy SIII é o aparelho Android com maior participação, de acordo com o levantamento, e a Samsung é a fabricante líder, com 12 dos 13 modelos mais populares, somando 43% de share.

O ecossistema Android enfrenta também uma fragmentação de suas versões. A última atualização, chamada KitKat, representa apenas 20,9% da base total. Desde que a OpenSignal começou a fazer esse acompanhamento, em abril de 2011, nunca uma versão do Android conseguiu deter mais de 65% da base total.

Cabe lembrar que a diversidade do Android é fruto da abertura do sistema operacional, característica apreciada pelos fabricantes e que foi fundamental para que a plataforma do Google se tornasse dominante no mundo, com mais de 85% de participação nos smartphones vendidos. Se não fosse essa abertura, não haveria modelos tão baratos e a penetração de smartphones em países emergentes não seria tão grande. Aliás, a OpenSignal constatou também uma relação direta entre renda per capita de um mercado e participação das cinco versões mais recentes do Android. Quanto menor a renda per capita, menor a participação das últimas atualizações do sistema operacional do Google.

A título de comparação, 91% da base de usuários do iPhone têm iOS 7, enquanto 8% seguem com iOS 6 e 1%, com versões mais antigas.

Fonte: Teletimes

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Vorcaro, o homem das mil conexões políticas!

Vorcaro, o homem das mil conexões políticas!

O controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, detido pela Polícia Federal quando tentava fugir do Brasil para Dubai está livre, leve e solto. Teve

Canoa: banquete de hipocrisia

Canoa: banquete de hipocrisia

Uma canoa totalmente desgovernada boia, sem rumo e sem destino, por uma das inúmeras ruas alagadas daquela estranha e sinistra cidade. Nela estão em

“Sentindo-se traído”

“Sentindo-se traído”

A frase acima não é minha, mas do senador Jorge Kajuru, eleito pelo estado de Goiás. E foi dita da tribuna do Senado, não me recordo quando, referin

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)