Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Dia das Crianças: a obrigação dos pais



A criança nasce pura, inocente. Uma educação de qualidade, tanto a proveniente das escolas quanto de casa, deve formar seu caráter. Mas os ensinamentos dos pais são ainda mais basilares. Não há professor que recupere um temperamento arruinado por péssimos exemplos. Discernir entre o certo e o errado constitui o fundamento do convívio social. Que indivíduos estamos formando?
 
Colocar uma criança no mundo... tão simples. Difícil é encaminhá-la pelos penosos caminhos da vida. Difícil, de verdade, é abdicar de tempo e atenção dos próprios gostos e preferências para entender que um filho constitui um contrato social perene. Não se pode abdicar. Quem o faz comete um crime hediondo. Se a nossa espécie reflete o triunfo da razão, a orientação desde os primeiros anos decide o curso do destino de cada um.
 
A família ideal é formada nas teias do amor e do respeito. O impasse está naqueles que se dizem pais, mas, na prática, constroem monstros. Você já deve ter perdido a conta das pessoas arrogantes e pretensiosas com quem convive diariamente. O cenário social é formado também por assassinos, dissimuladores, corruptos. A lei da causalidade nunca foi tão atual. Somos produto do nosso meio. Como se proteger em um mundo onde tantas crianças são abandonadas à própria sorte?
 
No Dia das Crianças, a magia substitui a razão; a inocência doma a complexidade. Pela juventude ou pelas lembranças, todos se tornam pequenos, imprevisíveis, e com um futuro infinito em possibilidades. Que criem boas memórias. O sofrimento de uma infância ao léu, distante, doutrinada pela desatenção dos pais, vira cicatriz mental. Irreparável. As reminiscências do passado sempre voltam. Sempre voltam.
 
Sejam pais. Não sejam irmãos, amigos ou colegas de casa. Sejam pais! Não ‘joguem’ pessoas no mundo para serem engolidas pelas rodas sociais. A sociedade não sabe o que os pequenos precisam. Somente os progenitores podem assumir tamanha responsabilidade. Aprimore as novas gerações. Faça o bem aos pequenos. Hoje será o melhor Dia das Crianças de todos os tempos, pois pais serão pais. No final, não haverá arrependimentos.
 

Fonte: Gabriel Bocorny Guidotti
Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo
Porto Alegre – RS

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Para além da sociologia

Para além da sociologia

Os Limites da Análise de Roxana Kreimer e a Exigência de uma Matriz Antropológica IntegralAntónio da Cunha Duarte JustoResumoO presente artigo propõ

Marcos Rogério sai na frente na corrida pelo governo de Rondônia

Marcos Rogério sai na frente na corrida pelo governo de Rondônia

Começam a esboçar as primeiras pré-candidaturas ao governo de Rondônia. E quem deu o pontapé inicial na corrida pela sucessão do governador Marcos R

Brasil, próxima vítima dos EUA

Brasil, próxima vítima dos EUA

           A China é um país comunista e hoje tem um PIB que rivaliza com o dos Estados Unidos. Fala-se que a partir dos anos 2030/2035 os chineses

Deus não é cabo eleitoral

Deus não é cabo eleitoral

É comum candidatos aos mais diferentes cargos da República usarem o santo nome de Deus em suas aparições públicas e nos programas de propaganda elei

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)