Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

DESAFIO NOVO: MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO


DESAFIO NOVO: MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO  - Gente de OpiniãoA floresta tem vida singular. E tudo se agoniza com o fogo. E fogo é uma ameaça constante e perversa. Do alto se estica mais alto a castanheira para ver a floresta por cima. Pura vaidade de se impor com árvore soberana. A respiração do mato, o calor fermentado do manto de folhas apodrecidas, dos fungos, das cascas, dos cocos.

Ela é tudo isto movida pela energia do mundo. Da própria matéria em movimento, de tudo que pode se transformar e ainda mais no imenso desafio do homem diante de tanta grandeza e do Estado tãol pequena para conter a fúria devastadora que tem à frente.

Ser um Estado diferente, quer dizer viver, amar e preservar. Creio que chegou o momento de uma insurgência coletiva ou pelo menos daqueles de mínima consciência pela preservação de um direito de todos. O de respirar melhor e ter água perene para beber e mover as engrenagens da natureza. Rebelar-se para construir algo de novo e transformador em Rondônia. Tendo como base e fundamento a preservação das florestas em pé. A convivência do homem responsável com o meio ambiente. E chamar todo mundo para dentro de Rondônia com um pensamento rabatizado.

Nossos rios não precisam secar. E nem desmentir a fé dos nossos pioneiros que pescavam neles. Subiam e desciam de canoas. Muitos dos nossos rios agonizam. O Rio Jaru é um deles.


DESAFIO NOVO: MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO  - Gente de Opinião(Foto de Ariquemes. Entrega na Câmara de Vereadores de Autex – Autorização para extração de madeira manejada) Creio que seja a primeira vez que se faz isto em Rondônia. É assim que eu quero se faça e mais que seja um setor de transparencia absoluta.

Cada município pode e deve cooperar com a política ambiental. Fazer o seu padaço rápido e eficiente. Na base da confiança. A SEDAM dá a tarefa e a responsabilidade. Cada um terá o seu desafio territorial. O município pode ficar sujo na política ambiental, desde que se desmereça por completo em práticas perversas. E perderá o benefício concedido de legislar sobre o meio ambiente, retroage e se atrasa.

Os engenheiros florestais, biólogos, engenheiros ambientais e variedades de nomes equivalentes, químicos, físicos, geográfos, cartógrafos e por aí vai, mais os técnicos ambientais e florestais – o Estado abre os seus braços para todos. Ofereceremos oportunidades para os seus escritórios poderem trabalhar de maneira transparente. Até mesmo contratar serviços por concessão para determinadas atividades meio. E vamos por aí. Todos para construir uma Rondônia muito especial.


Fonte: Blog do Confúcio
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

CADA VEZ FICA MAIS ÓBVIO QUE O CASO MASTER TEM AFINIDADE COM O CRIME ORGANIZADO. Mesmo que não fosse como aqueles praticados por bandidos com cartei

O custo de ser família

O custo de ser família

Na Alemanha ter Filhos está a tornar-se um Luxo De acordo com uma pesquisa do instituto Insa, a maioria dos alemães acredita que formar uma família se

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Provérbios 31:8-20: “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Abre a tua boca a favor do mundo, a

Os penduricalhos brilham no país dos privilégios

Os penduricalhos brilham no país dos privilégios

O Dicionário Aurélio define a palavra “penduricalho” como “coisa pendente, para ornato”. No Brasil, país onde as coisas nem sempre são o que parece,

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)