Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Deficientes visuais sugerem nome de Erica Villacorte para sala de Braile da Biblioteca Francisco Meirelles



Ofício da Feder endereçado ao diretor Adson Kleber Muniz será encaminhado ao gabinete do prefeito Mauro Nazif como sugestão dos amigos de Erica para formalizar um decreto tornando o ambiente mais inclusivo. Deficientes visuais sugerem nome de Erica Villacorte para sala de Braile da  Biblioteca Francisco Meirelles  - Gente de Opinião

A presidente da Federação dos Deficientes de Rondônia (FEDER), Telma Araujo dos Santos, encaminhou para protocolo junto a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles na capital, um ofício em nome dos associados cegos da entidade ,com a finalidade de sugestão da nomenclatura de Erika Villa Corte, indicando o nome para o ambiente que é disponibilizado para as Pessoas com  deficiência visual, no que se refere a leitura, pesquisas, escritas em braille, ambiente chamado de "Sala de Braille". 

A exemplo do que se encontra em logradouros e repartições públicas  de cidades que preservam sua história e a memória da sua gente, os amigos da jovem Erica Villacorte, saudosos de sua convivência e em reconhecimento pela sua força e espiritoosidade contagiante, pensaram e se movimentaram no intuíto de se fazer da "sala de braille" um espaço reconfortante para as frequentes reuniõespor lá realizadas. De comum acordo, consultaram os administradores e em concordância geral, solicitaram na FEDER uma intervenção, ato que prontamente atendido, gerou o ofício com a reivindicação. 

 As Pessoas com Deficiência Visual, tanto quanto, os cegos, pais e amigos, que conviveram com a Erica, deixaram sua mensagem sobre o pedido que será agora encaminhado para trâmite no município,  acreditando no sucesso da aprovação. 

Nas singelas palavras de João Batista, que declarou com um grande sentimento de saudades, a seguinte manifestação: -"Nos conhecemos na ASDEVROn, pouco tempo depois que ficamos cegos e, ao decorrer dos tempos, encontrei na Erika uma grande força e uma extrema garra, que me ajudou na luta contra as adversidades da vida. E assim sendo, acho justo e merecido a homenagem para esta Pessoa tão querida e amada. Para meus filhos e para mim, tanto quanto, para as Pessoas com Deficiência Visual e as Pessoas Cegas, será mais que uma identificação na porta da "Sala de Braille". Portanto, digo que será uma grande homenagem a uma Pessoa que lutou tanto contra a terrível doença que a vitimou”.

Neste mesmo contexto, Robson Luiz, que também é deficiente visual (cego total), explanou em suas belas palavras, que a amiga supra citada, era uma pessoa alegre, extrovertida e muito legal. Pois relembra de vários momentos na associação que foram bons e edificantes, na questão da relação do convívio entre os deficientes visuais, pais e amigos.

Robson, ainda diz, que ela era uma moça que batalhava e lutava para sobreviver, aproveitando cada minuto de sua vida, com alegria, amor e satisfação, não deixando se abalar com a doença do "cancer", que levou a sua visão, e posteriormente, levou a sua vida. Por isto, também concorda que o nome de Erica Villacorte, seja indicado para ser o nome da "Sala de Braille" na biblioteca pública de Porto Velho, fazendo assim, com que Erica seja homenageada.

Quer saver um pouco mais sobre a Erica Villacorte? Veja em: (Facebook)

https://t.co/FhMnMHXzsp

 (Jornal com acessibilidade)

http://t.co/MuD7EFKk11

 Quem reconhece o cidadão e sua história? Veja em: (Jornal com acessibilidade)

https://t.co/pD5YQ5ZfoL

Fonte: João Batista

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

O presidente Lula saiu-se com mais uma das suas bizarrices. Agora, ele quer criar um serviço de tele reclamação, um canal de comunicação entre o gove

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

A polícia não pode resolver tudo sozinha

A polícia não pode resolver tudo sozinha

Quando o assunto é segurança pública, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado d

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)