Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Decisões na conferência da ONU sobre biodiversidade


Decisões na conferência da ONU sobre biodiversidade - Gente de Opinião

Passou mais ano, e mais uma vez a alegria da época festiva está a ser atenuada.  Acompanhe-nos também o sol da esperança na caminhada para a gruta donde sai a luz!

A vós e às vossas famílias, um Natal feliz e tranquilo, férias repousantes e agradáveis e um Ano Novo feliz e saudável.

Junto uma poesia da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen:

“Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Que o tempo que nos deste seja um novo

Recomeço de esperança e de justiça

Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos “.

 

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=8099

 

DECISÕES NA CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE BIODIVERSIDADE - COP15

...

Os 200 países chegaram a compromissos, que embora juridicamente não vinculativos, apontam para atuações sérias. Assim regiões ricas como a Europa onde ao longo dos séculos foram devastados os seus grandes biótopos com a finalidade de se aumentar o nível de vida económico das populações, comprometeram-se até 2030 a apoiar anualmente países pobres, mas ricos em biodiversidade, com mais de 30 biliões de euros por ano para que criem zonas protegidas.

Além disso os países participantes comprometeram-se a ampliar as áreas protegidas do globo, que atualmente se cifram em 17% da terra e 8% dos mares, para mais de 30% do globo. Por isto, tudo leva a crer que desta vez, os países presentes na Conferência, com medidas concretas, levam mais a sério a defesa da natureza.

É muito de louvar, mas não se vê coerência no sentido de travarem também a destruição dos “ecossistemas” culturais...

Dá testemunho de hipocrisia e até de má intenção uma política que pretende preservar a vida cultural dos índios no Amazonas enquanto, ao mesmo tempo, coloca à disposição e menospreza hábitos e tradições culturais na Europa!...

António da Cunha Duarte Justo

Texto completo em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=8107

 

COMENTÁRIO MAIS QUE OPORTUNO

Um professor universitário, meu amigo, enviou-me, como feedback ao meu artigo “CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL NA CONTINGÊNCIA DE SER DESVIADA” (https://antonio-justo.eu/?p=8088), o texto que aqui junto e ajuda a esclarecer a realidade em que nos encontramos.

Foi em 1956 que o filósofo judeu alemão, Günther Anders, escreveu a seguinte reflexão. Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência:

“Para sufocar antecipadamente qualquer revolta, não deve ser feito de forma violenta. Métodos arcaicos como os de Hitler estão claramente ultrapassados. Basta criar um condicionamento coletivo tão poderoso que a própria ideia de revolta já nem virá à mente dos homens. O ideal seria formatar os indivíduos desde o nascimento limitando suas habilidades biológicas inatas…

Em seguida, o acondicionamento continuará reduzindo drasticamente o nível e a qualidade da educação, reduzindo-a para uma forma de inserção profissional. Um indivíduo inculto tem apenas um horizonte de pensamento limitado e quanto mais seu pensamento está limitado a preocupações materiais, medíocres, menos ele pode se revoltar. É necessário que o acesso ao conhecimento se torne cada vez mais difícil e elitista… que o fosso se cave entre o povo e a ciência, que a informação dirigida ao público em geral seja anestesiada de conteúdo subversivo. Especialmente sem filosofia. Mais uma vez, há que usar persuasão e não violência direta: transmitir-se-á maciçamente, através da televisão, entretenimento imbecil, bajulando sempre o emocional, o instintivo.

Vamos ocupar as mentes com o que é fútil e lúdico. É bom com conversa fiada e música incessante, evitar que a mente se interrogue, pense, reflita.

Vamos colocar a sexualidade na primeira fila dos interesses humanos. Como anestesia social, não há nada melhor. Geralmente, vamos banir a seriedade da existência, virar escárnio tudo o que tem um valor elevado, manter uma constante apologia à leveza; de modo que a euforia da publicidade, do consumo se tornem o padrão da felicidade humana e o modelo da liberdade.

Assim, o condicionamento produzirá tal integração, que o único medo (que será necessário manter) será o de ser excluído do sistema e, portanto, de não poder mais acessar as condições materiais necessárias para a felicidade. O homem em massa, assim produzido, deve ser tratado como o que é: um produto, um bezerro, e deve ser vigiado como deve ser um rebanho. Tudo o que permite adormecer sua lucidez, sua mente crítica é socialmente boa, o que arriscaria despertá-la deve ser combatido, ridicularizado, sufocado…

Qualquer doutrina que ponha em causa o sistema deve ser designada como subversiva e terrorista e, em seguida, aqueles que a apoiam devem ser tratados como tal”

 

António Justo

 

In Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=8104 

 

MAIS ENERGIA LIBERTADA DO QUE A CONSUMIDA - AVANÇO TECNOLÓGICO

Os EUA anunciaram avanço na fusão nuclear à semelhança do que acontece nas estrelas

Na Califórnia, dentro das instalações de laser do Lawrence-Livermore Laboratory, foi conseguida uma reação de fusão nuclear em que se liberta mais energia do que a consumida para provocar a reacção (comunicação feita a 15.12.2022).

Ficará por resolver como este acto de fusão único poderá ser transformado num processo permanente de geração de energia de maneira a poder ser fornecida a clientes. Certamente um invento que, a longo prazo, virá resolver muitos problemas ligados à produção de energia limpa.

Ainda há um longo caminho a percorrer, informa Norbert Swoboda (1): “em uma reação de fusão nuclear curta, a partir de dois megajoules (2,05) de potência do laser, são obtidos cerca de três megajoules (3,15) de potência de fusão - esta é a primeira vez que um ganho líquido foi alcançado. No entanto, o sistema exigia um total de 300 megajoules de energia para funcionar. Para orientação: Com a saída de 2,5 megajoules, você pode ferver apenas cinco litros de água”.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=8114

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretório municipal do PT resolveu jogar Fátima Cleide às feras

Diretório municipal do PT resolveu jogar Fátima Cleide às feras

Matéria do site Rondoniaovivo revela que a ex-senadora Fátima Cleide vai representar o Partido dos Trabalhadores na disputa pela prefeitura de Porto

Revanchismo da história em plena acção contra o Ocidente

Revanchismo da história em plena acção contra o Ocidente

O Presidente Rebelo de Sousa juntou-lhe o seu Pó de Mostrada Segundo noticiou a Reuters, Rebelo de Sousa declarou a correspondentes estrangeiros, um

Por que o PT ainda não indicou pré-candidato à sucessão de Porto Velho?

Por que o PT ainda não indicou pré-candidato à sucessão de Porto Velho?

O PT ainda não indicou pré-candidato à sucessão de Porto Velho. Por quê? Analistas políticos, contudo, apontam a ex-senadora Fátima Cleide como even

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

O presidente Lula saiu-se com mais uma das suas bizarrices. Agora, ele quer criar um serviço de tele reclamação, um canal de comunicação entre o gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)