Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

CRIATIVIDADE EDUCACIONAL


CRIATIVIDADE EDUCACIONAL - Gente de Opinião
João Antonio Pagliosa

Creio que o ensino acadêmico brasileiro precisa de uma repaginada. Parece-me metódico demais, talvez robotizado demais... Entendo eu, de uma mesmice nauseante... E, acho que algo deve ser feito...

Tenho três filhos estudando; o caçula faz a sexta série do primeiro grau; os outros dois são universitários e cursam Direito. Todos em escolas particulares.

E claro, eu faço comparações entre o ensino daqui e o ensino dacolá... Os estudantes asiáticos, por exemplo, tem praticamente o dobro de horas aula por dia, com relação aos estudantes brasileiros. Eles possuem disciplina rígida, (inclusive, limpam a sala de aula após o encerramento das atividades de aula), além de alimentação adequada, equilibrada e saudável. Mas o que se ensina é significativamente superior e de melhor conteúdo.

Resumindo: Estudantes de países outros, são mais e melhor preparados para o mercado de trabalho, que os estudantes brasileiros.

Mas o que desejo enfatizar é que alguns alunos não suportam mais a monotonia de seus cotidianos, em sala de aula. Também por isso se rebelam tanto... E os professores, ao invés de tornar suas aulas atraentes, reúnem-se para solicitar mais recursos amparados por sindicatos pouco interessados em mudar cenários na Educação. Lástima!

Parece-me necessário a mescla de algo novo para estimulá-los... Eles precisam estar motivados a frequentar as aulas, e não é isso que presencio. Acho que os professores precisam considerar este alerta, e talvez, mudar alguns procedimentos.

Professor que ama ensinar encontra sempre formas de tornar suas aulas bem estimulantes. É preciso ser criativo e nunca temer criar coisas novas. É preciso ousar!

Há teses na Psicologia que garantem que no instante em que o lado esquerdo de nosso cérebro está trabalhando, o lado direito está paralisado. Isso é real!

Descobriu-se, há não muito, que o pensamento criativo do homem e da mulher, só é exercido quando os dois lados de seus cérebros são exercitados simultaneamente, mas fazer isso exige algum treinamento. E isso funciona. E funciona com muita adequação. Por quê?

Porque os dois lados do cérebro humano “pensam” de maneira distinta. Observe:

O lado esquerdo de nosso cérebro é essencialmente analítico ou frio e calculista. O lado direito, entretanto, é essencialmente criativo, quente e intuitivo.

Em síntese, nosso pensamento lógico, racional, cético, cauteloso, repetitivo, analítico, SEMPRE é exercido pelo lado ESQUERDO. Já o pensamento amplo, criativo, intuitivo, aberto, meditativo, artístico, receptivo, SEMPRE é exercido pelo lado DIREITO.

Qualquer pessoa que queira ser um solucionador de problemas, jamais poderá se limitar a formação acadêmica. Ele precisará ir mais fundo, expandindo seu cérebro através de muita leitura, muita reflexão, muito exercício físico e sempre com alimentação equilibrada e saudável.

Aquele que possui a capacidade de fazer funcionar simultaneamente ambos os hemisférios de seu cérebro, este é um solucionador de problemas. Ele ilumina porque sua mente é mais criativa!

Você sabe definir se é uma pessoa racional? Ou pessoa emocional? Veja no google e faça o teste... Você se conhecerá um pouco mais.

Diversifique sempre as suas ações, e desenvolva uma mente mais criativa através de:

CAPTURE NOVAS IDEIAS: Se você tem um problema, medite sobre ele. Pense por que esse problema surgiu e como você o alimentou para que crescesse tanto. Então, arquitete ideias para diminui-lo e extermina-lo.

DESAFIE-SE TODOS OS DIAS. Arrisque-se a fazer coisas que você nunca fez, ou coisas que ainda não sabe fazer. Aprenda uma nova língua. Aprenda a tocar um instrumento musical. Aprenda a andar de motocicleta. Aprenda a brincar com os joguinhos de computador que encanta a galerinha. (tais joguinhos são fantásticos para exercitar o cérebro)

AUMENTE SEUS CONHECIMENTOS. Estude mais tudo aquilo que você já sabe. Estude assuntos novos como fabricar cerveja artesanal, fazer queijo, fazer sabão ou sabonete, fazer velas decorativas. Invente, vivente! Isso torna a vida uma alegria!

CONHEÇA NOVAS PESSOAS E NOVOS LUGARES. Viaje mais e aproveite mais a vida... Lembre-se sempre que caixão de defunto não, possui gavetas... Você não levará nadinha...

Você será muito mais criativo e se tonará uma pessoa mais interessante se seguir essas orientações simples... Mas não faça auto sabotagem porque auto sabotagem é um mecanismo de defesa natural de seu corpo. Seu corpo quer repouso, mas não dê repouse a ele...

Nunca procrastine ações que o levarão a outro patamar de desenvolvimento pessoal e social... Integre-se mais a vida... Integre-se mais ao corpo de Jesus Cristo... Faça isso sem mais delongas. Você entenderá as maravilhas à sua volta.

Auto sabotagem também pode ser definida como Síndrome do Benefício Secundário!

É importante também, fazer um Diário de Gratidão, porque este é um exercício incrível para ampliar a sua criatividade, e ele consiste em elencar e escrever setenta coisas que você tem para agradecer.

Faça isso todas as noites antes de deitar. E faça durante 21 noites consecutivas. Tudo o que você faz por 21 dias consecutivos vira um hábito em sua vida.

Aprenda a cultivar hábitos saudáveis, se quiser viver muito e com alegria no coração.

Em 1 Tessalonicenses 5:18 há uma pérola: “Dai graças por tudo em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

A ciência médica comprovou a existência de um coeficiente de inteligência espiritual. Tal coeficiente é extremamente alto em pessoas que vivem em espírito, isto é, que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo, de longe o melhor “coach” que conheço.

São estas pessoas que Deus quer usar como ferramentas para levar milhões para a glória dos céus. Talvez, você... querido leitor!

Abra-se para o novo... E transforme-se em nova criatura...

João Antonio Pagliosa

www.palestrantejoaopagliosa.blogspot.com.br

Curitiba, 17 de novembro de 2016.

Mais Sobre Opinião

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Até o momento, ao que tudo indica, parece que a definição sobre quem será o próximo prefeito ou prefeita de Porto Velho é “favas contadas”. O atual

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Recebi de um amigo um vídeo em que o candidato à prefeitura de Porto Velho, Vinicius Miguel - em quem votei no primeiro turno da eleição de domingo (1

Os náufragos de 2020

Os náufragos de 2020

Não foi apenas o presidente Jair Bolsonaro que saiu perdendo nas eleições municipais de 2020. A esquerda foi massacrada nas urnas. Exemplo disso é o

O recado das urnas

O recado das urnas

A renovação substancial da Câmara Municipal de Porto Velho, além da decepção causada a muitos dos que atualmente exercem mandato de vereador, há de