Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

Conta Gotas 07/11/11


PERGUNTAR NÃO OFENDE:

Aqueles out-door espalhados em Porto Velho, sobre a saúde estadual em 2012, são para serem levados a sério?
 

Conta Gotas 07/11/11 - Gente de Opinião

LIVRO

O livro desta coluna, Lendas do Guaporé, é de autoria do acadêmico Matias Alves Mendes, membro fundador da Academia de Letras de Rondônia, onde ocupa a cadeira de número 13, cujo patrono é a professora Maria Madalena Neimeier Duarte.

NOTA FISCAL

A Planet Entretenimento LTDA – EPP, nome de fantasia Planet Park, empresa que tem isenção de inscrição estadual, e que fatura com brinquedos eletrônicos no shopping Porto Velho, ao contrário das outras lojas daquele centro de comercialização não dá nota fiscal eletrônica. Aliás, só dá uma NF, preenchida à mão, se o cliente exigir. O que leva à suposição de que alguma coisa está errada e até deixa que se imagine estar havendo mesmo uma sonegação braba.

SHOPPING

Neste domingo, praça da alimentação do shopping lotada, era gritante a certeza da falta de estrutura dos botecos ali instalados. Filas enormes em todos os locais e a coisa andando tartarugalmente.

SUS

Recebi ligações de pessoas irritadas porque eu sugeri que, se o SUS é tão bom, como disse nosso muilti-doutor honoris causa, por qual motivo ele não foi procurar um atendimento pelo SUS? Na minha terra é comum ouvir-se que “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Aliás, lá mesmo há quem troque o “pimenta” por outra coisa.

TANCREDO

Só para lembrar: ainda é recente a frase do ex-presidente de que havia excelência na saúde pública e que dava “até vontade de ficar doente”. Na hora precisa, buscou atendimento em hospital de alto nível, fora da rede pública. O único a ir para um hospital de saúde pública foi Tancredo Neves. Lembram o que aconteceu com ele? Vão dizer que não havia ainda o SUS, mas, eu pergunto: Mas se dava vontade de ficar doente, por que não procurou o SUS?.

FUTEBOL

Repito o que escrevi faz algumas semanas: Estou sentindo o cheiro de bi.

É SÉRIO

No Piauí um juiz determinou que as lojas não podem tocar a música “Então é Natal”, cantada pela Simone. Será que ele não tem coisa mais séria para fazer?

E ESSA?

Norma aprovada em um setor do Senado determina que no capacete de cada motoqueiro tenha a inscrição de sua CNH. Para quê?

DATAS DE RONDÔNIA

(6 a 10 de novembro)

Dia 6 – Em 1958 – O coronel Paulo Nunes Leal toma posse como governador do Território de Rondônia. Em seu governo ele conseguiu do presidente JK a abertura da rodovia BR-29, depois 364 (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).

Dia 6 – Em 1968 – Depois de 30 anos na função, o capitão Alípio da Silva deixa o cargo de Delegado da cidade de Guajará-Mirim (Hugo Evangelista da Silva, Capitão Alípio: Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico)

Dia 7 – Em 1991 – A Câmara Federal cassa o deputado federal Jabes Rabelo (Cacoal). Foi o segundo deputado federal de Rondônia cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 10 – Em 1999 – O presidente Fernando Henrique Cardoso assina o Decreto 3.238 que dá à região do Lago do Cuniã, em Porto Velho, a condição de Estação Ecológica (Jornal Alto Madeira). 
 

 Até outro dia, se Deus quiser!

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
 

Mais Sobre Opinião

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Até o momento, ao que tudo indica, parece que a definição sobre quem será o próximo prefeito ou prefeita de Porto Velho é “favas contadas”. O atual

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Recebi de um amigo um vídeo em que o candidato à prefeitura de Porto Velho, Vinicius Miguel - em quem votei no primeiro turno da eleição de domingo (1

Os náufragos de 2020

Os náufragos de 2020

Não foi apenas o presidente Jair Bolsonaro que saiu perdendo nas eleições municipais de 2020. A esquerda foi massacrada nas urnas. Exemplo disso é o

O recado das urnas

O recado das urnas

A renovação substancial da Câmara Municipal de Porto Velho, além da decepção causada a muitos dos que atualmente exercem mandato de vereador, há de