Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

CONSTITUIÇÃO DE 1988 É ATO DE RESPEITO AO POVO


CONSTITUIÇÃO DE 1988 É ATO DE RESPEITO AO POVO - Gente de OpiniãoHoje, lembra o Advogado José Guedes, integrante da Assembléia Nacional Constituição eleita em 1986 e ex-Prefeito de Porto Velho, é aniversário da República brasileira, data em que se iniciou a elaboração da Constituição republicana.

Este ano o Brasil viveu, também, o 25º aniversário da Constituição de 05 de outubro de 1988, a nossa mais longeva Constituição democrática, porque as Constituições de 1824 e 1891, que duraram 65 e 43 anos, respectivamente, não foram democráticas.

E este ano o Brasil está vivendo não um dia, mas uma verdadeira temporada de homenagens aos 25 anos da Constituição de 1988, fato que tem a sua razão de ser: a Constituição dirigente, conforme os doutores José Afonso da Silva, José Joaquim Gomes Canotilho, está sendo colocada em prática.

Guedes disse que vêm percebendo este movimento e o credita não só aos movimentos populares que tomaram conta das ruas de nossas cidades, mas  aponta o Poder Judiciário como a instituição que está sintonizada com os anseios do povo, trabalhando para se modernizar e cumprir sua missão de Administrador da Justiça.

O Advogado disse que recentemente vivenciou um ato que demonstra esta afinação do Poder Judiciário com a sociedade: o Juiz e todos os servidores da Vara renunciaram ao horário de almoço para atender uma emergência jurídica – e comemora: “Estou contente por vivenciar atos como estes em favor do Estado Democrático de Direito e creio que a nossa Constituição é o núcleo dessas transformações que estão mudando a cara do Brasil”.

Lívia Guedes

                       

Mais Sobre Opinião

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.

Brasil,  192 anos dos Cursos  Jurídicos  Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

Brasil, 192 anos dos Cursos Jurídicos Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigual