Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

CONFIDÊNCIA NA CAFETARIA


 
Por Humberto Pinho da Silva

 

Esta contou-me amigo – conheci-o no local onde costumo merendar, – e ocorreu na empresa onde trabalhou, exercendo a profissão de continuo.

“ - Ser contínuo numa empresa – disse, – permite escutar conversas e descobrir os segredos guardados nos gabinetes…”

Alfredo orgulha-se de ter exercido esse serviço. Não se cansa de repetir: - “ Para ser contínuo é preciso imitar os três macaquinhos das feiras: não ouvir; não ver; não falar.

Agora que se aposentou, e a idade avança, começa a contar o que viu e ouviu em quarenta anos de trabalho…Deixaram de ser segredo…

“ Certa vez – contou-me, – entrei no gabinete do chefe. Era uma manhã de Abril. Na sala, além deste, estava o encarregado, avaliando o pessoal”

Quase à puridade, não fossem escutar a fofoca, contou-me que o encarregado pegava nas fichas dos operários e ia tecendo opiniões, em voz alta, sobre a conduta de cada um.

Ao levantar a ficha de jovem operária, declarou:

- “ Esta nem zero! …Abandona frequentemente o local de trabalho. Ouvi da sua própria boca, que anda sempre sonolenta, porque se deita de madrugada. Fica até às tantas na discoteca…”

- “ E sabe o senhor o que ouvi?” – disse-me num cicio, como revelasse grave segredo: - “ O senhor é que escolhe, mas não se esqueça que é sobrinha da secretária do Senhor Administrador…”

Alfredo não escutou a resposta do encarregado: - “ Parecia mal, entende…, mas certo é que a pequena levou o melhor prémio… Bem protestaram as camaradas…mas disseram-lhes que a mocinha era doente…Que precisava de incentivos…”

E concluiu deste jeito meu companheiro de café: “ Vale mais ser filho ou sobrinho da senhora Fulana ou do senhor doutor, que anos de dedicação… e competência.

E com gesto de desânimo, rematou:

-” É a vida…è a vida…”

E saiu envolto na gabardina preta, lustrosa nos punhos.

E eu fiquei a reflectir, que o mérito, na maioria dos casos, é feito de: pouquinho de competência, nome de família, e estar, no momento exacto, no partido político exacto… à mistura, quantas vezes, de falta de carácter… e outras coisas mais… que não devo nem posso narrar aqui.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Proposta polêmica

Proposta polêmica

Na semana passada, uma vereadora de Porto Velho foi alvo preferencial de críticas ácidas nas redes sociais. Ela teria proposto um projeto de lei res

Rondônia? Só com passaporte!

Rondônia? Só com passaporte!

O artigo 1° da Constituição Federal de 1988 diz que o Brasil é uma República Federativa formada pela união indissolúvel dos Estados, dos Municípios

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho não precisa de varinha mágica; precisa de encanamento. De ralo que funciona, de rua que não vira igarapé, de torneira que não falha. Ent

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

No dia 17 de novembro celebram-se 75 anos de brasilidade, deste jurista,  data que também convida à reflexão sobre a trajetória de grandes juristas ba

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)