Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Condescender poderá ser a sua reuína!


A queda de um homem com princípios. Por que ela ocorre?

Na sua época, o rei Davi foi o homem mais poderoso de toda a Terra, e indubitavelmente o homem mais festejado, mais honrado, e também o mais invejado.

E Davi era um humilde pastor, não possuía altura suficiente, nem porte físico para ser um guerreiro; não tinha habilidades para as guerras, e apesar disso tudo, foi escolhido pelo Senhor para ser o rei de Israel, em substituição ao rei Saul, que se desviara dos caminhos de Deus. 

Em 1 Samuel 16:7, Deus disse a Samuel: "Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."

E Deus escolheu o pequeno Davi! A escolha foi em função do coração daquele jovem, de sua fé, e da bondade que transbordava naquele menino.

Em Deuteronômio 17:14 a 20, Deus revela ensinamentos sobre a eleição e os deveres de um rei, e enfatiza: "Tampouco para si multiplicará mulheres, para que seu coração não se desvie; nem multiplicará muito para si, ouro e prata."

Deus é muito sábio e conhece as fraquezas do homem que criou. Sabe que em relação a sexo, a dinheiro e a poder, o homem é muito, muito fragilizado, e por tais coisas, (que são a realização de muitos incautos), está disposto a flexibilizar princípios e a fazer pequenas concessões. Por essas coisas o homem admite pequenos desvios de conduta, afrouxa a sua moralidade, e a partir disso, a partir daí, começa a sua decadência.

E os pequenos desvios, como os rios se avolumam,e se transformam em grandes desvios.

Em 2 Samuel 5:13, lemos: " Tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom, e nasceram-lhe mais filhos e filhas."

Em 2 Samuel 11: 1 a 5, lemos que o rei Davi, naquele momento, já se considerava "o cara", e o versículo 1 mostra que o rei já não participava de batalhas, e permanecia seguro no luxo e conforto de seu palácio. E então, nessa vida de delícias e prazeres, é muito fácil qualquer homem se desvirtuar, e Davi viu Bate Seba, se encantou com a formosura daquela mulher sensual. E, sem hesitar a chamou para si.

Mas o rei foi admoestado por muitos:" Mas, rei, ela não! Ela é esposa de seu soldado Urias que está na guerra!" "Não faça isso, ó rei!"

Os avisos foram inúteis. O rei Davi não ouviu ninguém! O seu desejo carnal por aquela mulher foi mais forte, e Bate Seba dormiu com Davi. E para azar do rei, ela engravidou!

O rei estava em maus lençóis porque o marido estava fora, em luta por Israel. Como podia Bate Seba engravidar? 

Davi resolve chamar Urias a Jerusalém e este vem e se apresenta ao rei que lhe concede alguns dias de descanso, para que ele fique com sua esposa. E Urias não aceita e responde: " Longe de mim descansar e dormir com a minha esposa enquanto meus soldados estão lutando, ó rei. Se me permitir, agora mesmo retorno ao campo de batalha."

Davi assentiu e preparou uma estratégia que acabou matando Urias e todo o seu pelotão de soldados.

E a imagem de Davi,perante todos os seus subordinados começa a ser denegrida. A sua integridade começa a desmoronar!

O orgulho de possuir Bate Seba entrou no coração de Davi, e orgulhosos não ouvem ninguém! Daí, para cometer erros crassos é apenas um passo. E erros custam sempre muito caro. No caso do rei Davi, foi excepcionalmente caro!

Queridos, quando nós flexibilizamos, quando condescendemos, quando toleramos pequenos desvios em princípios instituídos por Deus, nos perdemos a confiança e a admiração das pessoas. Isso é um fato, e existe desde sempre.

Nossa imagem e nossa moral perdem integridade, e passamos  a ser vistos como um qualquer, passamos a ser desprezados.

E o rei Davi perdeu sua integridade governamental também! Uma pessoa que não tem ética com a sua própria família, não terá ética com mais ninguém!

Em Levítico 20:10, lemos; " Se um homem adulterar com a mulher de seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera."

E o rei Davi conhecia muito bem as leis, prezado leitor!

E então, para o rei Davi, ocorreu também a perda da integridade espiritual, e em 2 Samuel 12 : 7 a 9, encontramos: "Então, disse Natã a Davi:" Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi sobre rei de Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos?  A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom."

Veja, prezado leitor, desvios de conduta nos levam a ruptura de nossa integridade física, intelectual, emocional, profissional, moral, espiritual. Somos reduzidos a cacos!

E que lição devemos tirar disso?

Prezados, os riscos e os perigos que todos corremos, normalmente são muito sutis. E é por isso que precisamos estar vigilantes, alertas, e é imperioso entender que precisamos prestar contas de todos os nossos atos. Não se iluda porque é assim, e sempre será!

Se você permitir que Deus confronte a sua vida, e se viver na dependência D'Ele, tudo, absolutamente tudo irá dar certo em sua vida. Aleluia!

Pergunte-se frequentemente: A quem eu devo prestar contas?

Nós sempre precisamos prestar contas a alguém, não é verdade? Faça isso com consciência, faça isso a todos a quem preza, mas faça principalmente a Deus, que é o responsável por tudo em sua vida, inclusive pelo pulsar de seu coração. Seja alegre, seja grato! Deus o abençoará por isso! Serão recompensas EXTRAORDINÁRIAS!

João Antonio Pagliosa

www.palestrantejoaopagliosa.blogspot.com.br

Curitiba, 03 de junho de 2016. 

p.s.: Este artigo foi escrito com base na ministração do pastor Paschoal Piragine Júnior, na Holy Hour, realizada no Castelo do Batel  em 30 de maio de 2016.

Mais Sobre Opinião

O bom do silêncio

O bom do silêncio

Bolsonaro disse que não adianta exigir dele a postura de estadista, por que não é estadista.

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.