Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Comemoração ao Dia Padroeira de Rondônia


Nos dias 11,12 e 13 de outubro inicia as comemorações ao Dia da Padroeira do estado de Rondônia, Nossa Senhora de Nazaré, criado pelo decreto nº 180 de 1934.  Tradicionalmente celebrado no segundo domingo de outubro, os devotos aproveitaram para agradecer pelas bênçãos recebidas e fazer orações. A partir sexta-feira (4), os fies começam a se reunir na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré para preparação do Círio. A paróquia fica localizada na Rua Pau Ferro, no bairro Jardim Eldorado.   

No domingo (13) acontece a procissão do Círio de Nazaré que reuni centenas de fieis, ás 07h30, com a saída da Comunidade São Marcelino, localizada na Rua Pau Ferro, e segue até a  Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Zona Sul de Porto Velho. “Os fies irão percorrer 4.200 metros, sendo que o trajeto inicia na rua Pau Ferro na Comunidade São Marcelino , depois pela rua Pitanga, São Miguel, Camomila, Abobora, Jatuarana e termina na Rua Anari na Escola Maria de Nazaré que é complexo da Igreja”, esclarece o padre Leonardo Hellmann.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré é de origem portuguesa, e introduzida no Pará pelos jesuítas. Há mais de 200 anos é cultuada na festa do Círio de Nazaré. Nos dias 11 e 12, ás 19h30, será celebra missas pelos casais com participação das comunidades e encenação do grupo de jovens relacionada com os seguintes temas; “Maria a Servidora” e “Maria a Intercessora”. Também nas duas noites serão comercializadas comidas típicas na quadra da Escola Maria de Nazaré que fica ao lado da Paróquia.

Para o padre Leonardo Hellmann, a comemoração faz parte da história do estado de Rondônia. “Também estaremos vendendo comidas típicas para arrecadas fundos para construir uma secretária para o centro social , pois realizamos trabalhos missionários  ajudando famílias carentes e realizando reuniões com idosos. Passamos três anos arrecadando fundo para construção da casa paroquial”, explica o padre.     

Região

Procissões em honra de Nossa Senhora de Nazaré ocorrem nas cidades de Manaus, Macapá, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista e em várias cidades do estado do Pará, como em Vigia e Soure, na Ilha de Marajó. A padroeira é considera a rainha da Amazônia.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Opinião

O bom do silêncio

O bom do silêncio

Bolsonaro disse que não adianta exigir dele a postura de estadista, por que não é estadista.

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.