Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Começou a corrida pela vaga de Rocha


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Mal ultrapassados os primeiros oito meses de mandato do atual governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, iniciou-se o processo de sua substituição. Assim é que devem ser entendidas certas tendências político-eleitorais impostas pelos resultados das urnas de 30 de outubro. Sempre foi assim. E não seria diferente agora. Isso vale tanto para presidente da República, como também para governador e prefeito.

Muitos consideram cedo demais para tratar dessa questão. Outros, nem tanto. Mas é forçoso reconhecer que a sucessão de Rocha está presente nas conversas e, principalmente, na cabeça de muitas das lideranças políticas do Estado. Se essa preocupação ajudará ou dificultará o encontro de solução para os muitos e graves problemas com os quais se defronta a população rondoniense, principalmente nos campos da saúde e segurança pública, é uma questão em aberto.

A reeleição de Hildon Chaves para a prefeitura de Porto Velho, além de ser o prêmio alcançado por sua pertinácia, marcou, também, o início de uma nova caminhada eleitoral. Desta feita, o chefe do executivo municipal passa a ser nome obrigatório nas cogitações e composições que visam ao palácio Getúlio Vargas, o mesmo se não pode dizer do ex-senador Expedito Junior, diante das frequentes derrotas sofridas. Caso Expedito estivesse na berlinda, acredita-se que ele seria importante nome na corrida pela sucessão de Rocha.

É certo que os senadores Jaime Bagattoli e Confúcio Moura têm influência no cenário político estadual. Ambos desembarcaram em Brasília carregando um caminhão de votos. A ex-deputada federal Mariana Carvalho já mostrou que tem cacife para fazer pender a balança eleitoral. Na campanha de 2022 ela fez 32,17% de votos para o Senado, chegando, portanto, em segundo lugar. Imaginar que ela seria carta fora do baralho, pode parecer conclusão infundada.  

O que quer que se observe, no horizonte politico rondoniense, não pode obscurecer o fato de que a campanha para o governo de Rondônia começou no momento em que começou o segundo mandato do governador Marcos Rocha.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O nascimento da consciência do Ocidente

O nascimento da consciência do Ocidente

Adão e Eva e os dois caminhos culturais do Ocidente e do Oriente Na narração de Adão e Eva expressa-se o nascimento da consciência do Ocidente mar

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

CADA VEZ FICA MAIS ÓBVIO QUE O CASO MASTER TEM AFINIDADE COM O CRIME ORGANIZADO. Mesmo que não fosse como aqueles praticados por bandidos com cartei

O custo de ser família

O custo de ser família

Na Alemanha ter Filhos está a tornar-se um Luxo De acordo com uma pesquisa do instituto Insa, a maioria dos alemães acredita que formar uma família se

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Provérbios 31:8-20: “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Abre a tua boca a favor do mundo, a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)