Porto Velho (RO) sábado, 5 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

Começa as comemorações de São Cristóvão em Porto Velho


Começa as comemorações de São Cristóvão em Porto Velho - Gente de Opinião

Começa nesta sexta-feira (27), na Paróquia São Cristóvão, em Porto Velho, o tradicional arraial com rifas, comidas típicas e som ao vivo. Localizada na Av. Pinheiro Machado, nº 2470, no bairro que leva seu nome, a igreja do Padroeiro dos Motoristas já tinha iniciado sua preparação espiritual para o dia do Santo desde o último dia 16 com novenas diárias.

A informação é dos organizadores do evento, acrescentando que as homenagens prosseguem no sábado e estão previstas para encerrar no domingo (29), com a grande carreta de São Cristóvão.

A programação durante o período festivo acontece na quadra coberta ao lado da Igreja, após a celebração eucarística das 19h. Neste espaço, são promovidos os sorteios e entre os prêmios que serão sorteados este ano, a organização da festa destaca: uma TV LCD de 32” (dia 27), um Notebook (dia 28) e um CARRO GOL 1000, 4 portas com ar condicionado (dia 29).

A Festa de São Cristóvão - Padroeiro dos Motoristas - já é uma tradição na capital rondoniense, atraindo neste período centenas de pessoas interessadas em participar do evento. Além do seu viés religioso, a festa tem um caráter pedagógico, pois as mensagens que as autoridades eclesiásticas preparam para os fiéis nestes dias contemplam a preocupação com a violência no trânsito.

De acordo com o padre Antônio Fontinele, pároco de São Cristóvão, por exemplo, este é um evento que une a fé, a diversão, a valorização dos motoristas, bem como a conscientização sobre o valor da vida e a importância da responsabilidade no trânsito.

No dia 29 de julho (domingo), a festa será marcada por uma grande carreata. A concentração, onde são esperadas centenas motoristas, iniciará às 18h, na frente da Igreja de São Cristóvão.

Com a imagem do santo carregada em um caminhão, o percurso inicia na Avenida Pinheiro Machado, seguindo em direção a Elias Gorayeb.

Lá, entra pela pista à direita e segue pelas ruas Almirante Barroso e Rogério Weber, tomando novamente a Pinheiro Machado e retornando até a sede da paróquia. A benção dos veículos e motoristas acontece em frente à Igreja de São Cristóvão, ocorrendo, logo após, a celebração da santa missa com a presença do arcebispo de Porto Velho, Dom Esmeraldo Barreto de Farias.

SÃO CRISTÓVÃO

O Santo São Cristóvão, santo católico, é considerado o padroeiro dos motoristas. Celebrado no dia 25 de Julho, São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes, com procissões de caminhoneiros em diversos locais do país. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. "Cristóvão" significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo". Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo.

Veio, a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se, pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".

Fonte: Arquidiocese / Neurimar Pereira
 

Mais Sobre Opinião

Eleição para a mesa diretora da Câmara – grupo dos 14 continua unido

Eleição para a mesa diretora da Câmara – grupo dos 14 continua unido

A escolha da futura mesa diretora da Câmara Municipal de Porto Velho acontecerá no dia 1 de janeiro do ano que vem, mas as articulações de vereadore

Agora que a eleição acabou é hora de mostrar serviço

Agora que a eleição acabou é hora de mostrar serviço

Agora que as urnas tiveram a sua voz silenciada pelo término da contagem dos votos ali recolhidos na consulta popular de novembro – um trabalho, dig

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O TRIBUNAL EUROPEU (TEDH) DÁ ANDAMENTO À  QUEIXA “ACÇÃO CLIMÁTICA” DAS CRIANÇAS PORTUGUESASNo rescaldo de Pedrogão Grande onde o Fogo matou 110 Pessoa

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Acirra-se a briga pela presidência da Câmara Municipal de Porto Velho. O atual presidente Edwilson Negreiros está articulando um grupo forte para gara