Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Com qual idade começamos a aprender?


 Com qual idade começamos a aprender? - Gente de Opinião
Luciana Brites

 

Com que idade uma criança começa a aprender? Para quem não sabe, aprendizagem é algo que começa muito antes da fase escolar. De modo geral, começa aos quatro meses de gestação. Mas por que essa informação é tão importante? Pois, a partir desse entendimento podemos compreender a forma correta de cuidar de um período da vida que achamos que não tem tanto significado: a gestação.

Mas o que acontece no quarto mês de gestação? Trata-se de uma fase fundamental, pois se inicia a formação do aparelho auditivo e da propriocepção, isto é, a movimentação da criança na barriga da mãe. Qual influência que o desenvolvimento no período intraútero tem no desenvolvimento das crianças?

Há uma experiência muito interessante e reveladora que aconteceu no Estados Unidos. Alguns pesquisadores fizeram um experimento com aproximadamente dez mães. Durante a gravidez, eles colocaram fones de ouvido na barriga delas. Então, tocaram uma música, a mesma do quarto ao nono mês de gestação.

Eles perceberam que, quando essas crianças nasceram, ao ouvir a música que tocou naquele período da gestação, seus batimentos cardíacos e seus movimentos eram diferentes do que quando expostas a músicas que nunca tinham ouvido. Constatou-se que ela reconheceu aquele som.

Isso revela a importância do desenvolvimento intrauterino para o processo de aprendizagem da criança lá na frente. Por esse motivo, as gestantes precisam ser muito bem cuidadas. Por exemplo, necessitam seriamente de bom um suporte nutricional, não podem beber muito menos fumar.

O motivo é porque todo esse desenvolvimento intrauterino vai ter total relevância para o desenvolvimento da aprendizagem da criança quando crescer. Por isso, não dá para separar saúde de educação.

Você pode perceber por que temos tantas crianças que muitas vezes têm dificuldades em nossas escolas. Por isso, precisamos refletir nessas perguntas: como foi a gestação dessa mãe? Como foi a sua nutrição?  Será que ela teve acesso a médicos? Será que teve acesso a uma estrutura?

Esses fatores são fundamentais, pois o processo de aprendizagem escolar, que acontece por volta dos cinco e seis anos, depende de uma estrutura que essa criança possa aprender e se desenvolver. Ela não aprende quando entra na escola. Na verdade, lá ela dá continuidade a um processo que deve ser estimulado desde a barriga da mãe.

https://www.facebook.com/neurosaber/videos/vb.646297662122954/982420105177373/?type=2&theater

Joyce Nogueira
 

Mais Sobre Opinião

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.

Brasil,  192 anos dos Cursos  Jurídicos  Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

Brasil, 192 anos dos Cursos Jurídicos Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigual