Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Coluna da Hora – Coleta de lixo: sai Marquise e entra Marquise, “nova empresa” deve assumir contrato emergencial na capital no sistema 50/50; saiba mais com o Jornalista Géri Anderson

A pedido do Prefeito, Vereadores devem votar pelo cancelamento do atual contrato com a Marquise Ambiental; Ecofort (do mesmo grupo Marquise) e SUMA Brasil assumem em parceria pela coleta de resíduos em Porto Velho


Coluna da Hora – Coleta de lixo: sai Marquise e entra Marquise, “nova empresa” deve assumir contrato emergencial na capital no sistema 50/50; saiba mais com o Jornalista Géri Anderson - Gente de Opinião

O consórcio ECO PVH, formado pelas empresas SUMA Brasil e Ecofort, está prestes a ser oficializado como o novo responsável pela gestão emergencial dos resíduos sólidos em Porto Velho. O grupo ficará encarregado de diversas atividades relacionadas à coleta e destinação do lixo na capital.

25% MAIS ECONOMIA

A empresa inicialmente classificada em primeiro lugar no processo de seleção, deve ser desqualificada por não atender aos requisitos documentais, especialmente no que diz respeito à comprovação de capacidade técnica. Com a mudança na operação, a Prefeitura de Porto Velho deve ter uma redução de 25% nos custos mensais em relação ao contrato atual.

Coluna da Hora – Coleta de lixo: sai Marquise e entra Marquise, “nova empresa” deve assumir contrato emergencial na capital no sistema 50/50; saiba mais com o Jornalista Géri Anderson - Gente de Opinião

400 MILHÕES

No período de um ano, a economia pode atingir R$ 15 milhões, enquanto, ao longo dos 30 anos previstos no contrato com a empresa atual, a redução chegaria a R$ 400 milhões. Além disso, um projeto de lei deve ser votado nos próximos dias na Câmara de Vereadores para formalizar o cancelamento definitivo do contrato com a empresa que atualmente atende a coleta, encerrando um acordo bilionário que gerou controvérsias junto ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e outros órgãos de controle.

SUMA

A SUMA é uma subsidiária do grupo português Mota-Engil, que adquiriu a totalidade da companhia para reforçar sua atuação no setor de limpeza urbana e gestão de resíduos.

ATUAÇÃO INTERNACIONAL

A empresa possui operações em países como Angola, Moçambique e Omã e atua no Brasil em mais de 30 cidades, incluindo Brasília e parte de São Paulo. Com três décadas de experiência, a SUMA se consolidou como líder do setor em Portugal desde 1996. Já a Mota-Engil, sua controladora, tem 77 anos de história e está entre as 30 maiores empresas de construção da Europa, operando em mais de 20 países.

ECOFORT

A Ecofort, empresa subsidiária que pertence ao mesmo grupo da Marquise, do mega empresário José Carlos Pontes, tem atuação destacada em Rondônia e atualmente é responsável pela coleta de resíduos em Candeias do Jamari, além de atender órgãos do Judiciário, hospitais, presídios e cerca de 80% das grandes empresas privadas de Porto Velho.

6 POR MEIA DÚZIA

Notaram que está acontecendo uma transição que a grosso modo pode ser chamada de “6 por meia dúzia”? A Ecofort pertence ao mesmo rol do grupo da empresa que está saindo, ou seja: É do mesmo dono da Marquise. Quer saber a magia? Continue lendo. Ela realmente é uma empresa muito forte ou influente politicamente para ter segurado esse contrato. O nome Ecofort já remete a força que eles têm.

GRUPO MARQUISE

Considerado um dos grupos empresariais mais fortes do Brasil no ramo de coleta de resíduos, a Marquise capitaneia várias empresas e é responsável pelo serviço ambiental em diversos municípios e capitais, principalmente no estado do Ceará, onde fica a sede da empresa.

CEO MARQUISE

O empresário José Carlos Pontes, CEO de dezenas de empreendimentos na área de infraestrutura e projetos ambientais, sempre enfatiza a força de seu pool de empresas e investimentos nos eventos em que participa. “Além de trabalhar gerando qualidade de vida em grandes centros urbanos e também no interior do Brasil, o Grupo Marquise tem orgulho em estar presente em obras que impulsionam o desenvolvimento do país, como a ampliação do Porto do Pecém, Transnordestina e BRT Belém. E ainda é responsável por projetos pioneiros, como a primeira usina de biometano do Nordeste, a GNR Fortaleza, em parceria com a MDC; e a maior usina de dessalinização do país, que será construída na Praia do Futuro, em Fortaleza”.

PORTIFÓLIO DE EMPRESAS

Entre as empresas que trabalham com coleta de resíduos, estão a EcoFort, EcoCaucaia, EcoOsasco, EcoTaubaté, EcoRondônia, EcoUrbis, GNR Fortaleza, CTR Bahia.

EM SUMA

Em suma, essa “mudança” na verdade não tem nem 50% de alteração. A justificativa de economia financeira de até 400 milhões de reais em 30 anos é bem vinda, mas será que esse foi o real motivo?

SEIS POR MEIA DÚZIA

O que o portal coluna da hora apurou foi que uma tentativa de tirar totalmente a empresa Marquise da coleta de resíduos em Porto velho acabou frustrada, pois o grupo ao qual deram a rasteira se levantou rapidamente com alguns telefonemas e a prefeitura de Porto Velho, já no comando do Léo Moraes, teve que engolir a seco uma partilha ao meio do novo contrato, que se fosse 100%, renderia uma boa conta aos cofres públicos. Boa pra quem mesmo? já que estão trocando seis por meia dúzia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acabar o Bolsa Família, por quê?

Acabar o Bolsa Família, por quê?

         A sociedade brasileira é uma das mais injustas do mundo quando o assunto é política econômica. Aqui se tem uma das maiores desigualdades so

Lava-jato é café pequeno perto do escândalo do Banco Master

Lava-jato é café pequeno perto do escândalo do Banco Master

Aí do homem por quem vem o escândalo! Essa passagem está no livro de Mateus, 18,7. Segundo estudiosos da Bíblia, esse “Aí” significa lamento, triste

Os rebotalhos querem voltar ao poder

Os rebotalhos querem voltar ao poder

Oficialmente, ainda não foi dado o tiro de largada da corrida para a sucessão do governador de Rondônia. Cel. Marcos Rocha, mas, nos bastidores, já

O Diabo anda à a solta

O Diabo anda à a solta

A Altitude da Corrupção: As Elites, Epstein e a Derrocada Moral do OcidenteVivemos numa era de desnivelamento ético. Enquanto a maioria luta com as

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)