Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Chapa 10 da OAB-RO revoluciona a participação e empoderamento da Mulher Advogada nos espaços de poder na Ordem

"As mulheres têm uma participação igual em nosso futuro e devem ter voz igual na nossa política". Kamala Harris.


Itamar Ferreira* - Gente de Opinião
Itamar Ferreira*

A gestão do advogado Márcio Nogueira à frente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Rondônia, nos últimos três anos, tem sido inovadora, arrojada e tem até mesmo revolucionado muitas práticas da advocacia, não só em terras rondonienses, mas servindo de modelo e inspiração em outras Unidades da Federação.

Mas, em um dos temas mais atuais e importantes da atualidade, que é a participação da Mulher nos espaços de poder – na política, nas empresas, entidades e, naturalmente, dentro da OAB –, o Dr. Márcio deu um passo além, aplicou na prática o que é teoria e reivindicação histórica dos movimentos de mulheres, ao empoderar um time predominantemente feminino na Caixa de Assistência ao Advogado (CAARO), cuja importância dentro a estrutura da OAB só fica abaixo da própria presidência da Ordem.

Na diretoria da Chapa 10 dos cinco cargos, dois serão ocupados por mulheres, uma como vice-presidente. Na chapa de oposição é a mesma proporção de homens para mulheres. No Conselho Estadual Efetivo na Chapa ‘Juntos Avançamos’ são 25 homens representando 65,79% e 13 mulheres ou 34,21%. Já na Chapa de oposição o percentual é de 20 homens ou 51,28% para homens 19 mulheres ou 48,72%.

No Conselho Estadual de Suplentes a Chapa ‘JUNTOS AVAÇAMOS’ tem 25 mulheres ou 58,14% e 18 homens ou 41,86%, Enquanto que na Chapa de oposição são 22 mulheres e 22 homens, metade para cada gênero.

Na Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (CAARO), instituição de grande importância e relevo à advocacia, Dr. Márcio simplesmente “arrasou”, como se diz, ao colocar nada menos do que seis mulheres, uma delas no cargo mais importante que é a presidência; sendo que do total de sete cargos há apenas um homem.

Percentualmente na CAARO terá 85,71% de mulheres e apenas 14,29% de homem na Chapa 10; ressaltando que a CAARO jamais foi presidida por uma mulher. Já na chapa opositora serão quatro mulheres e três homens, ou 57,14% 42,86% respectivamente, também com uma mulher como candidata a presidente.

No Conselho Federal a Chapa ‘JUNTOS AVANÇAMOS’ ficou com paridade de homens e mulheres, sendo três homens e três mulheres, entre efetivos e suplentes; ou seja, 50% para cada gênero. Na oposição também são três mulheres e três homens.

Não bastasse tudo isso, como Dr. Márcio Nogueira estará em seu último mandato e considerando a importância que ele dá à participação e empoderamento das mulheres na OAB, tudo indica que na eleição próxima ele irá apoiar uma sucessora mulher para presidir a Ordem em Rondônia. Já na oposição provavelmente não seria possível, na eleição seguinte, uma candidata mulher apoiado pelo presidente, caso fosse eleito, já que tradicionalmente os presidentes da OAB-RO saem a reeleição e o candidato opositor é um homem.

* Itamar Ferreira, é advogado.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Segurança pública – o assunto que vai dominar os debates da campanha eleitoral de 2026

Segurança pública – o assunto que vai dominar os debates da campanha eleitoral de 2026

Não é a saúde. Não é a educação. Apesar de serem considerados setores essenciais à população, o assunto que vai dominar a campanha eleitoral deste a

A nuvem e o altifalante

A nuvem e o altifalante

Enquanto os do Olimpo se alimentam da claridade que fabricam, os da Névoa navegam na bruma que lhes deixam e ambos, sem o saber, são reflexo um do

Marcos Rocha: de volta ao jogo político?

Marcos Rocha: de volta ao jogo político?

Pelo que se tem lido na imprensa, parece que o governador de Rondônia, cel. Marcos Rocha, encontrou um partido para chamar de seu. Trata-se do PSD,

BR-364: pedágio veio para ficar

BR-364: pedágio veio para ficar

A cobrança do pedágio na BR-364 não é uma novela mexicana como muitos, de forma confortável, ainda pensam. Muito menos achar que, de uma hora para o

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)