Segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 - 14h26

Quinze de dezembro é o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. A categoria tem crescido muito em Rondônia, com a presença de profissionais formados pelas instituições universitárias da capital e do interior e também os que continuam a chegar no Estado, além dos que já atuam há anos no Estado. E para comemorar a data, o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo – CAU-RO está promovendo, a partir de hoje (12) uma série de atividades envolvendo profissionais e acadêmicos.
A Semana em homenagem ao Arquiteto e Urbanista será aberta nesta segunda-feira às 19 horas, no auditório da Faculdade Interamericana de Porto Velho, no Shopping. Na solenidade de abertura, a presidente do CAU-RO, Raísa Tavares, vai falar sobre os Cinco anos de criação e instalação do Conselho no Estado e seus avanços, contando com a participação dos presidentes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Rondônia (Sindarq).

A partir de terça-feira, as atividades serão realizadas em formato de workshop e passarão a ser realizadas no Instituto de Pós Graduação de Rondônia (Ipog-RO), na avenida Rio Madeira, 2759, bairro Embratel.
O primeiro workshop será sobre a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e sobre a modalidade de contratação, concurso de Projetos, que contará com a presença do arquiteto e urbanista Gilson Paranhos, que abordará a experiência da Companhia de Habitação do Distrito Federal (CODHAB/DF), a partir de 15 horas.
Na quarta, também às 15 horas, será realizado um workshop sobre A Atuação do Conselho da Cidade nas Políticas Urbanas: Termos de Referência para Revisão do Plano Diretor da Capital do Estado. A apresentação será feita pelos comitês do Conselho da Cidade, com seus representantes do poder público, sociedade civil e demais entidades pertencentes aos comitês.
Na quinta-feira, no mesmo horário, no Ipog, os arquitetos e urbanistas terão a oportunidade de participar de um workshop sobre Aplicativos, Ferramentas e Sistemas do CAU, podendo esclarecer dúvidas sobre elaboração de RRT e demais atividades do SICCAU, IGEO e MOBIARQ. E encerrando as atividades na sexta-feira, acontecerá o lançamento da Campanha Nacional do Dia do Arquiteto Urbanista de 2016 com o tema “O planejamento Urbano garante nosso lugar no mundo. Concorda Prefeito?” Esta atividade será na sala 116 do Shopping Porto Velho (primeiro piso).
De acordo com a presidente do CAU-RO, Raísa Tavares, o prefeito eleito Hildon Chaves foi convidado para acompanhar a Semana de atividades dos profissionais da Arquitetura e Urbanismo.
Maiores informações podem ser acessadas pelo site www.cauro.gov.br.
Fonte: Alice Tavares Thomaz
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Quem se mete com o mundo islâmico apanha
O grande erro estratégico do Ocidente e o nascimento de uma nova ordem multipolarI. O Ego como Destino: A Herança ProtestanteHá uma linha invisível

Estados Unidos, Israel e Irã estão em guerra já há mais de três semanas! O primeiro é um país majoritariamente cristão, o segundo é judeu

Com medo de serem rifados da disputa eleitoral, Hildon e Moro trocaram de partidos
O que há em comum entre o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e o ex-ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro e atual senador pelo es

Os Limites da Análise de Roxana Kreimer e a Exigência de uma Matriz Antropológica IntegralAntónio da Cunha Duarte JustoResumoO presente artigo propõ
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)