Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Carlinhos Maracanã: Cidade do Samba


 

O carnaval de Porto Velho já proporciona uma renda flutuante e real na cidade, hoje o desfile comporta 06 (seis) Escolas de samba com um número próximo de 500 brincantes por escola.

Existe um grupo de pessoas que defende a criação de um espaço único, onde se concentraria tudo em relação à cultura e grandes eventos.

Existe um outro grupo que defende a criação do espaço do samba, para os cursos, rodas de samba, shows de sambistas, podendo cobrar ingressos para ser revestido para as escolas filiadas, entre outros.

A festa junina tem como responsável a Secretaria Estadual de Cultura, no denominado Arraial Flor do Maracujá, festa que defendemos seja passada para a responsabilidade da Federação dos Grupos Folclóricos (FEDEROM).

Os recursos repassados para Festa, geralmente chegam, um o dois dias antes do evento ou 30 dias depois, os grupos vão para a apresentação, apenas com a garantia de que irão receber, garantia que muitas vezes, não acontecem, e aí á viu.

A comercialização das barracas e dos parques, bem como tudo que é comercializado dentro do espaço, até hoje ninguém sabe para onde vai, o direito de comercialização de bebidas, refrigerantes e tudo mais, para onde vai, para onde vai o dinheiro.

Porque esse recurso não vai para a conta de FEDEROM?.E esta repassa para os grupos, que hoje somam quase 35, entre Quadrilhas juninas e Bois Bumbas adultos e mirins, esses recursos, entram em alguma conta, antes da apresentação dos grupos, ou seja, quem faz a festa, recebe depois.

Por essas e outras é que defendemos que o espaço das escolas de samba, seja específico para as ditas, e é lógico com um projeto que abranja também a educação a exemplo do Sambódromo do Rio de Janeiro, idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro onde os camarotes são salas de aula durante todo o ano.

E que tenha em seu espaço de dispersão, palco para eventos de grande porte para todos, e barracões para as 06 (seis) escolas trabalharem sua alegorias, fantasias e ensaios durante o ano, bem como eventos culturais e cursos de aperfeiçoamento de mão de obra.

Samba se faz e se canta o ano todo, em todos os lugares e por todos.

Carlinhos Maracanã
Agitador cultural.

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde estadual – a tragédia anunciada

Saúde estadual – a tragédia anunciada

A crise que se instalou no sistema de saúde de Rondônia é mais antiga do que o Código de Hamurabi. Lembro-me que, em outubro de 1994, matéria do ext

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Parabéns a Portugal e a Paulo Rangel pelo sucesso da eleiçãoPortugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

O Cai N’Água continua sendo cantado pela boemia como se fosse um altar romântico da vida ribeirinha. Mas basta chegar perto para perceber que o enca

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)