Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Capa do jornal Diário da Amazônia


Capa do jornal Diário da Amazônia - Gente de Opinião

Dezembro é o mês mais esperado pelos lojistas, principalmente em razão do 13° salário que impulsiona as compras natalinas. Com o dinheiro extra, parte dos brasileiros aproveitam para presentear familiares e amigos. Mas, em Porto Velho, as vendas esse ano não superaram os números do ano passado.

A perspectiva da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio) era registrar crescimento de 6% nas vendas desse ano, uma vez que o percentual de famílias endividadas na Capital caiu de 60,6% em setembro, para 57,1% em outubro, ou seja, -5,8%, atingindo o menor patamar nos últimos 12 meses.

De acordo com o gerente de uma loja, Wilson Andrade, os altos índices de violência dos últimos dias inibiram a presença dos clientes nas lojas. “Com certeza as pessoas ficaram com medo de sair de casa. Depois daquela série de assassinatos na semana que antecedeu o Natal e aquele imprevisto que ocorreu no shopping, muitos deixaram de comprar”, disse Andrade.

Outro fator que indicava para um possível aumento nas vendas era os dados da Fecomércio apontando que o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) dos empresários de Rondônia subiu dos 125,0 pontos em setembro para 131,2 pontos em outubro, o que quer dizer que a confiança dos empresários do comércio aumentou 4,9% em relação ao mês passado e 2% em relação ao mês de outubro de 2012.

Centro comercial teve 40% de queda nas vendas

A gerente de uma loja na avenida Sete de Setembro, principal zona comercial de Porto Velho, Shirlei dos Santos, também credita à insegurança a responsabilidade de a loja registrar 40% de queda nas vendas do período natalino deste ano, comparado com o ano passado. “Temos duas lojas, uma na Sete de Setembro e outra no Shopping, e ambas registraram uma queda grande nas vendas. Para ter uma ideia, nos últimos dias que antecederam o Natal, a Sete de Setembro estava vazia. Na loja do Shopping, que a gente pensava que iria vender mais, teve queda ainda maior devido o incidente com ladrões e tiros”, afirmou Shirlei.

Para o gerente de uma loja na aveniza Amador dos Reis, zona Leste da Capital, Wellington Jaques Pereira da Costa, o movimento só não está sendo menor em razão das trocas de presentes que impulsionam algumas vendas a mais. “O importante é cativar o cliente para no momento da troca ele sempre levar outro produto ou trocar pagando a diferença”, finalizou Costa.

Para a gerente de outra loja na avenida Sete de Setembro, Marilene Noleto, as vendas também não superaram o mesmo período do ano passado. “A gente esperava muito mais desse Natal. Ainda conseguimos vender bastante no ‘Domingão da Sete’ e na terça-feira, véspera de Natal. Como sempre o brasileiro deixa para última hora, mas não superamos as vendas de 2012”, destacou Marilene.

Aumenta compra pela internet

Se por um lado as compras no comércio não fooram o esperado, as vendas pela internet movimentaram o mercado. De acordo com os Correios, apenas no dia 16 de dezembro foram realizadas 2.700 entregas na cidade.

O gerente de Planejamento Hill Jhone relata ainda que a média de encomendas tem sido de 2.400 por dia em Porto Velho, com aumento de aproximadamente 13% em dezembro, sendo que a medida em que se aproxima o final do ano também aumenta o número de cargas.

No último dia 29 de novembro, o Friday Black – tradicional dia de descontos do comércio americano – que está na quarta edição no Brasil, também levou os rondonienses às compras pela internet, aumentando consideravelmente o número de entregas de encomendas na Capital.

 
TEXTO: Paulo dos Santos FOTO: Roni Carvalho/Diário da Amazônia
Email: paulo@diariodaamazonia.com.br
Twitter: @DiarioAmazonia – Facebook: Diário da Amazônia


 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do tempo dos coronéis

A política do tempo dos coronéis

Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)