Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

CAMPANHA ELEITORAL, O SEU VOTO E A EMBALAGEM - Por Ariel Argobe


CAMPANHA ELEITORAL, O SEU VOTO E A EMBALAGEM - Por Ariel Argobe - Gente de Opinião
 
Ariel Argobe

Guajará-Mirim está em campanha eleitoral, cumprindo assim o calendário de eleição suplementar para cargos de prefeito e vice-preito da Pérola do Mamoré.
 
As campanhas pós-modernas trabalham seus candidatos e suas propostas de governo como um produto, um artigo, uma mercadoria a serem apresentados para seus consumidores (eleitores), em uma embalagem atraente, com muita imagem de fácil compreensão, capaz de seduzir o cidadão e seu voto.
 
Uma boa embalagem ajuda a vender o produto, ou melhor: convencer o voto. Um bom produto, um artigo de qualidade e uma boa embalagem é batata: consumidor convencido e produto vendido. Assim também funciona as campanhas eleitorais.
 
O produto a ser consumido são as propostas de governo, aquilo que se propõe fazer nas áreas da educação, da saúde, da iluminação pública, do esporte, da cultura, do lazer, da assistência e inclusão social, dentre outros temas; ou como resolver problemas que afligem o município e o cidadão. A embalagem é como o marketing apresenta o candidato e suas propostas;  como o candidato e sua equipe conversam e convencem o eleitor a votar em seu projeto de governo.
 
Enquanto consumidor, quem já não comprou um péssimo produto em uma linda embalagem, e depois se arrependeu? Enquanto eleitor, quantos de nós, cidadãos, já não votamos em um candidato que nos enganou com falsas embalagem, com pura maquiagem?
 
Neste momento, analisemos todos, quais sãos os problemas crônicos de nossa cidade, que há mais de três décadas resistem, sem solução, após gestões de vários prefeitos que passaram pelo Palácio Pérola do Mamoré; depois várias câmaras de vereadores, vereadores que, inclusive, vem criando raízes dentro daquela casa de leis?
 

Analisando as precárias condições de Guajará-Mirim, acho que há muito tempo, por várias eleições, estamos sendo enganados por belíssimas embalagens, perfeitas maquiagens, que envolvem produtos sem nenhuma qualidade. Campanhas com falsas imagens – pura maquiagem escamoteadora da triste verdade - com o firme propósito de enganar o eleitor e capturar o voto.

Mais Sobre Opinião

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Até o momento, ao que tudo indica, parece que a definição sobre quem será o próximo prefeito ou prefeita de Porto Velho é “favas contadas”. O atual

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Recebi de um amigo um vídeo em que o candidato à prefeitura de Porto Velho, Vinicius Miguel - em quem votei no primeiro turno da eleição de domingo (1

Os náufragos de 2020

Os náufragos de 2020

Não foi apenas o presidente Jair Bolsonaro que saiu perdendo nas eleições municipais de 2020. A esquerda foi massacrada nas urnas. Exemplo disso é o

O recado das urnas

O recado das urnas

A renovação substancial da Câmara Municipal de Porto Velho, além da decepção causada a muitos dos que atualmente exercem mandato de vereador, há de