Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Cães são excelentes companheiros na prática de atividades



Cuidados com a saúde do cão são necessários antes de introduzi-lo nos exercícios. Para conduzir os animais sem riscos de sufocamento e traumas no pescoço, guias retráteis são as mais indicadas

Companheiro em todos os momentos, o cachorro é um excelente aliado para quem quer praticar atividades físicas. Se exercitar ao lado do amigo de quatro patas já é tendência mundial, tanto que hoje já existem competições (inclusive no Brasil) em que donos e cães podem correr juntos. Ainda que alguns cuidados com o pet sejam necessários, como o volume de treino e a intensidade, a energia e a alegria do cão fazem qualquer pessoa deixar a preguiça de lado e se render a caminhadas, corridas, natação e até mesmo atividades mais radicais, como andar de skate ou pegar uma onda.

“O primeiro passo para iniciar qualquer atividade física com o bicho de estimação é levá-lo para uma avaliação com o veterinário, para saber se há restrições cardiovasculares ou ortopédicas”, instrui o veterinário Julio Miguel Fernandes, do Amigos DDC – Centro de Bem-Estar Animal. É recomendável um treinamento escalonado, evitando horários quentes e exercícios logo após a alimentação. Segundo o especialista, os animais mais velhos ou obesos não estão proibidos, mas precisam de mais cuidados: só devem ser expostos a atividades leves, como caminhadas em locais planos, sem muito esforço.  “A exceção são os cães que sempre foram atletas e perderam o rendimento com o passar dos anos, mas podem continuar com os exercícios de acordo com sua rotina”, comenta Fernandes.

Assim como a prática de exercícios é benéfica para a saúde do homem, proporcionando condicionamento físico e qualidade de vida, para os cães não é diferente. “Quando as atividades são feitas ao ar livre, promovem estímulos visuais e olfativos para os pets e ajudam na socialização do animal”, explica o veterinário. Além disso, a relação do dono com o bichinho fica mais forte com os passeios e treinos, que podem ser completados com brincadeiras.


Guias retráteis permitem mais liberdade e segurança durante as atividades com o cão

Para os donos que já se exercitam com o pet ou pretendem incluí-lo nas atividades físicas, as guias retráteis são ideais para conduzir o animal. Com fitas que podem chegar a 8 metros de comprimento, o acessório diminui os riscos de sufocamento e traumas no pescoço, que podem ocorrer com as guias comuns quando o cão acelera o passo e o dono não consegue acompanhar.

Para o melhor uso da guia retrátil, recomenda-se que o dono escolha o produto adequado de acordo com o tamanho e temperamento do cão. “A guia flexi, por exemplo, foi desenvolvida de acordo com características específicas de cada animal, como o tamanho e o peso”, explica Manfred Bogdahn, inventor da guia retrátil e presidente da flexi, marca 100% alemã e  especialista no conceito de trazer liberdade e segurança aos passeios com os amigos de quatro patas. “E devido ao moderno sistema de molas e travas, é possível enrolar e desenrolar a guia, ajustando o tamanho da fita de acordo não apenas com o porte do pet, mas com o local e situação”, completa Bogdahn.

Usando uma guia retrátil, o dono pode usar o botão de trava a qualquer momento e impedir que o animal corra sem controle.

 

Raças e atividades físicas

Cães como beagle, pastor alemão, labrador, akita, golden retriever, e até raças menores, como border collie e fox terrier,  são muito ativos e aptos para atividades físicas ao lado dos donos. Os pets podem participar de caminhadas, corridas e até de esportes mais radicais.

Já os cães de companhia costumam ser mais sedentários e precisam fazer exercícios moderados. Pug, bulldog inglês, yorkshire, shitzu e pinscher são exemplos de bichinhos com pouca aptidão para esportes.

Nem todas as pessoas têm muito tempo livre para praticar exercícios com o bichinho, mas um treino diário, de 30 minutos, faz bem e deixa todos felizes e em forma.

Sobre a flexi Guias Retráteis

Com a proposta de dar mais liberdade e mobilidade aos passeios dos animais, sem abrir mão da segurança, conforto e design, o alemão Manfred Bogdahn inventou em 1972 as primeiras guias retráteis para cães e gatos no mundo. Famosa pelo investimento em tecnologia e know-how, a flexi mantém toda a sua linha de produção na Alemanha, onde cerca de 350 colaboradores trabalham na fábrica que ocupa uma área de 15 mil metros. Tudo isso para garantir qualidade e excelência ao produto. Com uma fabricação de milhões de guias anualmente, a fabricante é líder mundial e especialista no segmento de guias retráteis.

Renomada por seu pioneirismo e tradição, a marca coleciona prêmios e reconhecimento internacional por fabricar produtos que garantem a qualidade e durabilidade. Em 2010, foi declarada a "Marca do Século" pelo livro "Brands of the Century” - na edição “German Standards” -, ao lado de marcas como Nívea e Volkswagen, além de ter recebido também o prêmio “Hidden Champions”. A mais recente conquista da flexi foi o “Dogs Award 2013”, evento realizado pela maior revista do segmento pet na Europa, que reconheceu a excelência da guia Neon.

A flexi Guias Retráteis  tem em seu DNA a inovação, uma qualidade incorporada ao seu espírito de pioneirismo, que revolucionou o mercado do gênero a partir de 1972, já que, entre os avanços de ordem tecnológica,  foi a primeira fabricante do mundo a lançar uma linha de guias retráteis decoradas à mão com cristais Swarovski e uma específica, única do gênero no setor, feita de couro de cabra.
 

Sobre o Amigos DDC - Centro de Bem Estar Animal

Idealizado pela empresária Luciana Scaramuzza, o nome do espaço traz a sigla de “Dog Day Care”, que em português representa justamente a proposta da empresa: manter um espaço para os cuidados diários para cães de forma personalizada.

Localizado em Perdizes, em São Paulo, o espaço tem o conceito inovador de promover ao animal uma extensão de sua casa. O Amigos DDC dispõe de serviços de Creche Canina, Hotel especializado para cães e gatos, Centro estético animal com especialidade em Canídeos e Felinos, pet boutique e Clínica de reabilitação veterinária.

Fonte: Amigos DDC

Mais Sobre Opinião

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.

Brasil,  192 anos dos Cursos  Jurídicos  Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

Brasil, 192 anos dos Cursos Jurídicos Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigual