Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Cacoal, Cacaual ou Mero Detalhe?


 Cacoal, Cacaual ou Mero Detalhe? - Gente de Opinião

Professor Nazareno*

No dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra Cacoal não existe. Ali, grafa-se Cacaual como sendo “uma quantidade mais ou menos considerável de cacaueiros, dispostos aproximadamente entre si”. Mas para todos nós, a simpática cidadezinha do interior de Rondônia não só existe como é uma dos lugares mais charmosos e interessantes desse imenso Brasil. O problema é que a cidade, como o Estado de Rondônia inteiro, apresenta nomes com erros inexplicáveis, uma vez que o slogan do município é “A Capital do Café”, nome conhecido por todos e que tem até no seu acanhado aeroporto esta mesma alcunha. Porém, a partir de agora essa confusão de denominação pode ser desfeita: a roubalheira do PT e o desvio de dinheiro público na atual administração do município podem ter contribuído para resolver o problema.

Em gravações telefônicas autorizadas pela Justiça, uma das acusadas pelo desvio de recursos públicos na cidade afirmou que não estava preocupada com uma possível reação popular às falcatruas, pois o povo de Cacoal era um “mero detalhe”. A chefe de gabinete do prefeito petista da cidade não só falou a mais pura verdade como talvez, sem perceber, tenha resumido qual o verdadeiro papel do povo brasileiro diante dos constantes ataques ao Erário: nenhum. Desde que a corrupção e os roubos tomaram conta da coisa pública em nosso país há muitos séculos, e hoje foram oficializados pelo PT, o povo jamais participou de qualquer assunto a não ser servir de bucha de canhão e, bovinamente, votar e acompanhar na mídia os capítulos diários da sangria de verbas que poderiam resolver grande parte dos problemas que afligem o “país da corrupção”.

Quando às vezes afirmo que o povo de Rondônia, e do Brasil, é talvez o maior responsável pela bandalheira que corrói este país, sou criticado. Quem elege essa gente para nos administrar senão nós mesmos? Quem reelegeu a Dilma Rousseff para mais quatro anos? Quem reelegeu Confúcio Moura para governador do Estado? Quem elegeu Mauro Nazif prefeito? Quem elegeu o Padre Franco em Cacoal? E os vereadores de nossas cidades? Quem elegeu os 24 deputados estaduais de Rondônia? Quem, enfim, elege e reelege todos os políticos em todas as eleições? “A sociedade não é vitima, mas autora, pois somos os responsáveis por todos os homens públicos que aí estão”, disse o ministro Marco Aurélio Mello do STF. Só que poucos querem admitir esta triste verdade. Um articulista míope disse que o povo daqui tem ancestralidade. Tem mesmo?

Ter ancestralidade é quando um povo rouba ou quando se deixa covardemente ser roubado? Cacoal, Rondônia, Brasil, América Latina, Terceiro Mundo, são lugares onde a massa de manobra, ignara e sem leitura de mundo, colabora muitas vezes por interesse próprio, com a degeneração social, a violência, a pobreza e a desigualdade social que afetam a todos nós. Reação tardia não adianta. É fechar a porta depois do cadeado arrombado. Mas esses recentes escândalos de corrupção em Cacoal/RO deram ao Brasil a oportunidade de reconhecer a verdadeira importância do seu povo na participação política e nos destinos do país. “MERO DETALHE”! É assim que esta linda e aconchegante cidade do interior de Roubônia devia ser chamada a partir de agora, já que o nome Cacoal não existe e Cacaual não pode ser denominado. Ou será que os corruptos brasileiros estão certos e que tudo isso não passa mesmo de um mero detalhe?

É Professor em Porto Velho.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

O Congresso é culpa do eleitor

O Congresso é culpa do eleitor

          O Congresso Nacional do Brasil é, óbvio, o Poder Legislativo e é composto por 513 deputados federais e pelos 81 senadores da República. Es

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

Em Diálogo com Platão, Jung e a Trindade num Contexto do Sexo como Ritual sagrado A humanidade é um rio que corre entre duas margens: a espiritualid

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)