Porto Velho (RO) domingo, 25 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Batochio: 'A sociedade dará um basta nos abusos da Lava Jato'


Batochio: 'A sociedade dará um basta nos abusos da Lava Jato' - Gente de Opinião

247 – Advogado de Guido Mantega e Antonio Palocci, ex-ministros dos governos Lula e Dilma que foram alvos de prisões polêmicas na Lava Jato nos últimos dias, José Roberto Batochio afirma, em crítica à investigação, que "a liberdade está sendo cerceada".

Em entrevista ao programa do Diário do Centro do Mundo na TVT, Batochio afirma: "A liberdade humana virou uma coisa de quinta categoria, prendem assim sem mais nem menos. Há um nicho de pessoas mais inclinadas ao autoritarismo, levando o Brasil a um passo da barbárie. Foi uma detenção abusiva, autoritária e desumana".

As duas prisões foram cercadas de questionamentos. A de Mantega porque o ex-ministro estava no hospital acompanhando a esposa, com câncer, em uma cirurgia. Ele foi solto pelo juiz Sérgio Moro horas depois. E a de Palocci porque na decisão de Moro há uma série de presunções subjetivas para basear a prisão temporária.

"Juiz, para mim, tem que ser impessoal", diz Batochio sobre Moro. "Se não for, o estado tem que tomar providências. Tem que ser equilibrado e manter equidistância. Não posso concordar com essa absoluta inadequação. É direito de todo cidadão ser julgado por um juiz imparcial. A lei assegura isso", completa.

Questionado se haverá um ponto em que a sociedade se dará conta do autoritarismo, ele opina: "Sim, um momento de consciência coletiva se dará contra esse clima de delações, grampos. O público leigo vai entender que não é assim que se faz. Todos nós queremos que não haja mais corrupção, mas o estado não pode violar os direitos e nem praticar crimes".

Assista aqui.

Mais Sobre Opinião

O bom do silêncio

O bom do silêncio

Bolsonaro disse que não adianta exigir dele a postura de estadista, por que não é estadista.

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.