Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Até onde valem as ações por e-mail marketing?



Fábio Grinberg

Entramos no ano de 2011 com a certeza de que a área tecnológica vai dominar ainda mais as ações no mercado e na batalha pela preferência do cliente e pelo consumidor.

Porém, um assunto que para muitos é um tanto ultrapassado volta à tona quando percebemos o quanto ele ainda se faz presente no nosso dia a dia: o marketing pelo e-mail.

De acordo com os dados levantados pela empresa Royal Pingdom, especializada em monitorar o tráfego na internet, no ano passado circularam no mundo mais de 107 trilhões de mensagens via e-mail.

O espantoso é que 89% desse total, ou 95,3 trilhões de e-mails, eram indesejados. Ou seja, mais contribuíram para arranhar a imagem da empresa ou serviço do que para o aumento de lucro ou faturamento.

Na outra ponta da corda, no entanto, estão incontáveis empresas que ainda apostam nesse tipo de propaganda como a melhor forma de se comunicar com o seu público ou cliente. A Jet Pool, por exemplo, utilizou-se desse meio de comunicação para consolidar seu crescimento e as informações que envia através da palavra SPA. A campanha é voltada à informação de que SPA não é simplesmente um espaço para onde vão as pessoas quando precisam de cuidados médicos, mas sim existem produtos da área que podem ser adquiridos e diretamente da empresa, como ofurô e banheiras de hidromassagem.

Assim como é crescente a quantidade de novas empresas que passaram a apostar nesse tipo de propaganda. Profissionais da área garantem que o marketing por e-mail ainda é um dos serviços mais solicitados às agências de publicidade.

O principal problema, porém, é de que forma o cliente pode ser abordado pela chamada mala-direta, já que a cada dia que passa, mais empresas utilizam-se desse artiífico.

É comum e muito notório ficarmos irritado quando abrimos nossa caixa de e-mail e recebemos mais de 100 correspondências eletrônicas e, grande parte dela, acaba sendo de pouca utilidade ou mera propaganda.

Por esse motivo, urge a necessidade de se ter uma campanha de marketing digital bem embasada e estruturada, utilizando no tripé, também o link patrocinado e o sitema de busca orgânica.

Grande parte das vezes, o melhor cliente é aquele que procura você, o seu serviço e não aquele que você precisa colher em meio a uma multidão de opções.

Um das principais erros cometidos pelas empresas que aderem ao serviço é utilizar o e-mail marketing como pura propaganda e anúncio de produtos.

Um projeto perdido representa prejuízo financeiro e para a imagem da sua empresa. Um e-mail enviado a milhares de pessoas, pode valer menos que uma mensagem individualizada a quem você quer realmente alcançar.

Prova disso são os sites de emprego como Catho e Vagas. Eles deixaram de enviar malas diretas às pessoas cadastradas com o título “1.450 empregos em São Paulo” e passaram a utilizar “Renato (ou um nome qualquer) você tem 15 vagas abertas com seu perfil, na sua região”.

Agora me responda: se esses dois e-mails caírem na sua caixa postal, qual deles você abrirá primeiro? O genérico, que não te centraliza no que te interessa ou o individualizado, que te poupa tempo, principalmente no processo de busca à informação?

Observe bem como você está projetando suas campanhas e onde elas podem correr o risco de estarem falhas. Com isso, sua empresa passa a focar e direcionar para alvos corretos e rentáveis na capacitação de clientes.

O que você pensa sobre o assunto? Entre em meu site e blog e confira: www.fabiogrinberg.com.bre www.topgoogle.com.br.

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Mais deputados para quê?

Mais deputados para quê?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)