Sábado, 17 de outubro de 2015 - 21h28
.jpg)
Anísio Gorayeb na tribuna da Câmara Federal, falando sobre a nossa historia para os deputados federais e senadores presente na sessão solene pelos 100 anos da EFMM em 2012. (Fonte: Arquivo)
O economista, jornalista e historiador Anísio Gorayeb será homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, durante a sessão da próxima terça feira, dia 20 de outubro, como reconhecimento por seus serviços em prol da nossa historia.
A indicação para a Moção de Aplausos foi do Deputado Adelino Follador, que notou o esforço do historiador em divulgar a historia de Rondônia através de suas palestras e pelas emissoras de rádio e televisão. Também escreve artigos memorialistas em diversos sites e nos jornais Diário da Amazônia e Alto Madeira.
Alem de viajar pelo estado fazendo palestras, Anísio recebe anualmente dezenas de caravanas de diversos municípios para um passeio narrado pelo centro histórico de Porto Velho. Esse trabalho iniciou há seis anos em escolas e faculdades, e posteriormente se estendeu a congressos e seminários.
No ano de 2012, ano do centenário da inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Gorayeb foi convidado para participar de uma sessão solene em homenagem a EFMM na Câmara Federal, quando ocupou a tribuna daquele parlamento, para falar sobre essa grandiosa obra do início do século passado, para diversos senadores, deputados federais e alguns embaixadores presentes.
É a terceira vez que o historiador recebe homenagem da Assembléia Legislativa. Em 2012 foi homenageado pelos 100 anos da EFMM, recebeu também em 2012 o título de Honra ao Mérito por indicação do Deputado Jesualdo Pires (atual Prefeito de Ji-Paraná), e agora recebe essa Moção de Aplauso. Todas indicações aprovadas por unanimidade.
Já recebeu também homenagens da Câmara de Vereadores de Porto Velho por três ocasiões e em novembro receberá uma homenagem da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.
Parabéns Anísio Gorayeb.
Fonte: Ascom
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável
Entra governo, sai governo, e o problema do desabastecimento de água em Porto Velho persiste. Após oito anos no comando da capital, Hildon Chaves en

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar
Sou testemunha do resultado resolutivo do mutirão de cirurgias que está em andamento em hospitais privados. Pacientes atendidos pela rede pública de

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo
A guerra na Ucrânia expôs as contradições do Ocidente e revelou que o mundo já não se organiza em torno de uma única hegemonia. Entre velhas pot

Entre a noite das sombras e o dia da luz
Na aldeia de São Martinho das Fontes, o tempo tinha a respiração lenta do sino. O povo, embalado por essa cadência e embebido pela maresia, guarda
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)