Sexta-feira, 31 de julho de 2015 - 05h01
Atualmente quando falamos em onde podemos investir nosso dinheiro, grande parte das pessoas pensam em imóveis. Mesmo em tempos de crise, segundo especialistas esse ainda é um passo seguro. Isto se deve pelo fato de que o setor esta vivendo uma fase de crescimento gradual pós congelamento nas vendas e a estabilização dos preços, de acordo com Agente imóvel no Rio de Janeiro.
Isso aliado ao investimento em infraestrutura em algumas regiões tem colaborado para que os imóveis sofressem valorização visível, principalmente se tratando de Rondônia – que tem apresentado um índice de crescimento de 15,4%, acima da média nacional que é de 3,3% - que está localizada próxima às áreas de agronegócio.

Apartamentos que foram construídos ao lado do Shopping Manauara, por exemplo, foram vendidos, a dez anos atrás, por R$380 mil. Atualmente, estes mesmos empreendimentos podem ser encontrados por R$1,5 milhão, devido à valorização causada pelo entorno, infraestrutura entre outros pontos que colaboraram para essa guinada no valor.
Vale lembrar que localização não é o único fator levado em consideração quando o assunto é valorização de imóveis. É fato que após a construção das usinas de Madeira, o setor da construção civil presenciou uma melhora no que diz respeito a preço do metro quadrado. Todavia, a planta do imóvel deve ser levada com consideração na hora de avaliar um empreendimento; qualquer tipo de alteração no projeto original voltado à modernização ou conforto ambiental, tende a valorizá-lo, bem como trazer mais qualidade de vida para os habitantes.
A manutenção dada ao local também influi no valor da residência. Este tende a aumentar com o acesso à rede de esgoto, atingindo uma taxa de 15,4% no índice. Isto porque em área onde a infraestrutura é carente, esse diferencial passa a ser maior em relação à outras cidades, como São Paulo, por exemplo, que atinge uma taxa de apenas 0,3%.
Fatores internos como, cores mais neutras ou tons mais escuros nos ambientes podem atrair mais compradores. Caso a residência tenha piscina, churrasqueira ou salões é imprescindível que estes estejam limpos e organizados para passar uma boa impressão para os investidores.
Manutenções de instalação hidráulica, elétrica e de gás também devem estar em dia, para quem não haja nenhum tipo de problema técnico na apresentação do bem. Isto pode influenciar de maneira substancial no valor do imóvel.
Para aqueles que desejam vender, é de suma importância a contratação de boas imobiliárias ou corretores de sua confiança para que tudo possa ser feito de maneira rápida e segura. Para isso, o vendedor deve atentar-se para a regularização de todas as documentações referentes ao empreendimento, afim de que toda a transação ocorra de eficaz e segura.
Fonte: Letícia Alcantara
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prisão preventiva: o erro judiciário que custou a vida de uma jovem
Recentemente, foi noticiada a morte de Damaris Vitória Kremer da Rosa, de 26 anos, por câncer de colo do útero, dois meses após ter sido absolvida d

O Brasil que se acostumou a esperar pela catástrofe
A catástrofe da violência no Rio de Janeiro produziu efeito no Congresso Nacional, como costumeiramente acontece, após a megaoperação policial que d

A “COP da verdade” e o teste de Rondônia: o que o Brasil precisa entregar além do discurso
Belém (PA) — Na abertura do encontro de líderes da Cúpula do Clima em Belém, nesta quinta (6.nov.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elev

Criando uma marca com propósito: do insight à identidade
Construir uma marca do zero é muito mais do que definir uma paleta de cores ou desenhar um logotipo. É um exercício de tradução: transformar a essên
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)