Segunda-feira, 17 de abril de 2023 - 15h25
Os conflitos fazem parte da natureza
humana. Cada um tem um modo de pensar e, com isso, é comum acontecerem
oposições de ideias. Incompatibilidades na vida pessoal já são complicadas,
imagina quando elas acontecem na vida profissional? Nesses casos, cabe ao
gestor entender e saber gerir da melhor forma, e com equilíbrio, os
desentendimentos para minimizar os impactos.
É fundamental saber lidar com a situação.
Isso é o que define se o momento será prejudicial ou benéfico aos envolvidos.
Situações conflituosas, se bem administradas, podem apresentar oportunidades de
crescimento, mudanças e aprendizado. Como gestor em Educação, lido com diversos
interesses: de professores, colaboradores, de políticas governamentais,
interesses dos alunos, dos pais dos alunos e interesses nossos.
Vale lembrar que impasses e
discordâncias são normais entre pessoas. Porém, em uma instituição, devemos
estar atentos e identificar quando esse tipo de situação demanda uma ação mais
incisiva dos gestores.
A melhor prática é sempre a
prevenção. Buscando prevenir conflitos, sempre indico que a comunicação interna
esteja aberta, que sempre existam feedbacks contínuos e empáticos, que os
líderes sejam inspiradores e mediadores, que a cultura organizacional seja
positiva e que exista cuidado com o bem-estar dos colaboradores. Outra forma
muito eficaz é dar autonomia para as equipes. Assim, elas acabam tendo mais
diálogo e resolvendo conflitos entre si.
Devo reforçar algo que parece óbvio,
mas lembre-se que cada situação vai exigir uma abordagem específica para a
resolução de conflitos e existirão momentos em que o líder será chamado. Nesse
momento o gestor deve ter conhecimento dos fatos, ouvir os envolvidos,
deixá-los à vontade para falar e expor suas opiniões, além de identificar
soluções que sejam equilibradas e justas para todas as partes.
Na gestão de conflitos deve haver
imparcialidade. Aliás, esse é um pré-requisito para que a mediação funcione.
Não basta o líder ser imparcial, ele precisa ser visto como imparcial. Além
disso, a gestão de conflitos é o processo em que um gestor atua na mediação de
cenários onde há divergência entre duas ou mais pessoas dentro de uma empresa.
O mais importante e o maior desafio
nesse momento é escolher a melhor estratégia de resolução para cada caso,
levando em consideração o que for importante, escutando todas as partes e sendo
empático com elas. Quando você busca aumentar os efeitos construtivos e
minimizar os destrutivos, promovendo o bem-estar entre as pessoas e o desenvolvimento
da organização, você se torna um gestor que sabe resolver conflitos e
conquistar o respeito da equipe e dos envolvidos.
*Leonardo Chucrute é Gestor em
Educação, CEO do Zerohum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de
livros didáticos.
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