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Produtos sem origem animal são tendência no país

Conheça o novo público que tem impacto em diversos segmentos do mercado


Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/espeto-de-legumes-p%C3%A1prica-tomate-3317055/ - Gente de Opinião
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Enquanto para muitos é impossível ficar uma refeição longe das carnes, por outro lado, cresce o número de interessados em viver uma vida sem dependência animal. Segundo a última pesquisa do Ibope sobre alimentação e saúde, divulgada em 2018, cerca de 14% dos brasileiros são vegetarianos.

 

Além das pessoas que não consomem carne, ou seja, vegetarianas, há ainda um grupo que não come ou usa qualquer produto que tenha origem animal. Por conta desses novos públicos, diversas empresas já estão investindo em novas opções. Entenda o impacto que esses estilos de vida estão trazendo para o mercado!

 

 

Por que as pessoas se tornam vegetarianas ou veganas

Diferentemente do que muitos podem imaginar, o vegetarianismo não é uma moda, mas, sim, uma prática levada a sério por várias pessoas. Ainda que nem todos consigam passar anos sem comer carne, ainda assim, o termo se refere a um estilo de vida - sendo passageiro ou não.

 

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, o vegetarianismo pode ser subdividido em quatro grupos:

 

      estrito: não consome nada que tenha origem animal na alimentação, incluindo peixe, frango, ovo, leite, etc

      ovovegetarianismo: de origem animal, só consome ovos na dieta;

      lactovegetarianismo: consome alimentos com ovos e leite;

      ovolactovegetarianismo: só não come carne, mas consome ovos, leite e derivados.

 

Há ainda o veganismo, uma escolha de vida que busca eliminar qualquer consumo animal - seja na alimentação, no vestuário, em cosméticos, etc. 

Independentemente da variação do vegetarianismo que a pessoa opte, os motivos para isso, em geral, são os mesmos. O principal é pela proteção animal. As espécies que são abatidas para consumo (boi, frango e porco, por exemplo) são sencientes, ou seja, capazes de sentir alegria e dor. Então, muitos indivíduos optam por não fazer parte desse ciclo de exploração. 

Além disso, há uma causa ambiental. A pecuária contamina os solos e mananciais aqüíferos, contribui com o aumento da emissão de gases do efeito estufa e o desmatamento. Sem contar que manter essa atividade ainda é necessário uma alta produção vegetal. 

Outro motivo que pode levar parte das pessoas a abandonarem o consumo de carne é por causa da saúde. Já foi comprovado que dietas com produtos de origem animal podem elevar o risco de problemas como hipertensão, diabetes e doenças crônicas. 

Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/mercearia-frutas-vegan-soja-1343141/  - Gente de Opinião
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/mercearia-frutas-vegan-soja-1343141/

Como o mercado tem se adequado ao vegetarianismo

De olho nesses novos públicos, o mercado está se adaptando. No caso da alimentação, existem produtos feitos com plantas, grãos e cogumelos, que servem de alternativa para quem não consome carne. Recentemente, algumas empresas criaram ainda “carnes fake”, como os hambúrgueres feitos de carne mas com o sabor da proteína. 

Há ainda marcas que estão surgindo para atender apenas aos vegetarianos e interessados em um consumo mais sustentável. Esse é o caso da Insecta Shoes, que produz calçados, da Fauna Veg Store, focada em vestuário, e da Surya, marca de cosméticos. 

Por sua vez, grandes empresas também estão criando alternativas para não perder público. No mais novo Catálogo do Boticário, por exemplo, a marca de cosméticos apresenta um dos seus lançamentos que é o perfume feminino Liz. O fato de a fragrância ser vegana significa que ela não utiliza qualquer componente de origem animal. Outros perfumes veganos são Natura Una, Acqua For Man e Lolita da Body Shop. 

Enquanto algumas pessoas vão deixando de consumir carne e produtos com componentes de origem animal, pequenas e grandes empresas estão aproveitando para conquistar um novo público. Por isso, a tendência, como visto no artigo, é encontrar cada vez mais versões naturais ou ecologicamente corretas nas prateleiras dos mercados. 

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