Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Marketing digital é fundamental para pequenas empresas


Cíntia Costa - Gente de Opinião
Cíntia Costa

O Brasil é o sétimo país com maior número de empreendedores no mundo, segundo dados da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Estima-se que são mais de 14 milhões de pessoas comandando o próprio negócio. A tendência para os próximos anos é que esse número cresça ainda mais. Com isso, mais concorrentes chegam ao mercado e utilizar meios digitais podem ser o grande diferencial para empresas. De acordo com a Visa, as vendas pela internet devem crescer 16% no próximo ano e as transações em lojas físicas tiveram uma queda de 10%. Com esse novo comportamento do consumidor, será preciso usufruir de ferramentas novas, como o marketing digital, estratégia para destacar a marca, serviços e produtos.

Durante a pandemia de Covid-19, o marketing digital ganhou mais força e se tornou um dos principais meios de comunicação entre empresa e consumidor. Além disso, foi fonte de posicionamento, divulgação e promoção das marcas. Segundo relatório do The CMO Survey, de 2022, foi calculado um aumento de 9,3% em companhias que passaram a investir em ferramentas digitais no pós-pandemia. 

Além disso, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério das Comunicações, apresenta que 90% das casas brasileiras estão conectadas. São mais de 65,6 milhões de lares na internet, o que representa um crescimento de 5,8 milhões que em 2019. 

O brasileiro passa mais de 10 horas na internet e com tanta visibilidade, não é à toa que 94% das empresas do Brasil optam pelo marketing digital como uma estratégia de crescimento. Além disso, 91% possuem algum perfil nas redes sociais, segundo apontamentos da pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, feita pela Resultados Digitais em parceria com Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B.

O marketing digital pode auxiliar a empresa a se tornar reconhecida no segmento de atuação, dando mais audiência e atraindo mais pessoas. Para 2023, são esperados US $ 171 bilhões em vendas online só no Brasil, o que reforça a importância das companhias se conectarem e se comunicarem com o público de forma digital. Atualmente, é difícil não vermos marcas de grande porte usando as mídias. A maioria possui perfil nas redes sociais e interage com o público, mas outras ferramentas como SEO, e-mail marketing e mídias pagas podem e devem ser usadas.

As pequenas e médias empresas podem seguir o mesmo caminho. É fundamental fortalecer a imagem da marca para almejar a expansão, além de atrair olhares novos e ganhar mais popularidade com o público certo. Além disso, é importante fornecer aos clientes uma experiência aprimorada nas compras online, pois este é um primeiro passo para fidelizar o consumidor.

Com as ferramentas disponíveis do marketing digital, é possível conhecer o seu público, atrair mais pessoas, saber qual o percurso o cliente faz até finalizar um pedido - e também quais são os obstáculos, o que o impede de fechar negócio ou desistir da compra, oferecendo a oportunidade de ajustar a estratégia. Além disso, mensurar resultados e promover ações para atingir um maior número de usuários também faz parte desse universo. Destacar-se entre os concorrentes é importante para qualquer negócio. Por isso, vale a pena investir em técnicas que te façam atingir novos patamares. 

*Cíntia Costa é Diretora de Marketing do DeliRec, rede social perfeita para os apaixonados por gastronomia.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pubalgia em atletas amadores cresce e exige reabilitação mais longa do que parece

Pubalgia em atletas amadores cresce e exige reabilitação mais longa do que parece

Pubalgia virou um nome cada vez mais comum entre quem corre, joga futebol no fim de semana, pedala, faz cross training ou treina musculação com foco

Porque o governo não deve concluir Angra 3*

Porque o governo não deve concluir Angra 3*

O setor nuclear brasileiro tem em sua trajetória um passado nebuloso, repleto de episódios controversos. Desde o contrabando e exportação de areias

A última barricada

A última barricada

“Não acompanheis os que, no pretório ou no júri, se convertem de julgadores em verdugos, torturando o réu com severidades inoportunas, descabidas ou

Dissuasão nuclear, a quem interessa?

Dissuasão nuclear, a quem interessa?

“A paz não pode ser mantida pela força; só pode ser alcançada pela compreensão"  (Atribuído a Albert Einstein***, físico teórico alemão, um dos maio

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)