Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

“Flamengo de Deus e do povo, do asfalto e do morro”


Marcelo Henrique de Lima Borges - Gente de Opinião
Marcelo Henrique de Lima Borges

Até canso de refletir sobre essa frase e outras que fazem parte dos dizeres populares. Ela dialoga com a realidade, pois o que vi nas ruas de Porto Velho, minha cidade, foi exatamente isso. Nos bares, carros estacionados; porém, havia também motos e bicicletas (sim, bicicletas), porque o Flamengo é do asfalto e do morro.

Mesas lotadas de desconhecidos que, naquele momento, apenas se encontravam. Não se conheciam, mas não era necessário: algo os transformava em seres íntimos — a camisa, a paixão, o objetivo, o amor por uma nação, a religião rubro-negra, essa opção de vida chamada Flamengo.

Cristãos falando palavrão, bebendo, maldizendo... e ateus de mãos postas, gritando “Meu Deus!”. Como explicar essas contradições? Só um estudo sociológico apurado.

Eu me dirigia à sede do meu sindicato para assistir o jogo. Só apareceram flamenguistas. Mesmo sendo amigos, cada tribo precisava estar com os seus, e isso pode explicar a ausência dos palmeirenses. Imagine uma palavra mal colocada, e uma amizade poderia ficar abalada.

Flamengo e Palmeiras tornou-se uma guerra, que antes era com o Vasco e o Fluminense, agora temos um novo rival que nos desperta as emoções mais bestiais possíveis — o Porco.

Lembro-me de uma frase de um colega que assistia conosco: “As ruas estão um inferno de vermelho e preto, mas, se o Flamengo perder, vai ficar só a água da alagação” (choveu horrores antes e durante o jogo). “Vão dormir mais cedo, fará silêncio na maioria dos lares, os bares terão queda nas vendas e o domingo será péssimo.”

Flamengo é isso que já foi dito: Quando o Flamengo ganha, a economia se aquece, os corações se aquecem, o resto do dia fica mais alegre e a semana, mais leve. A produtividade no trabalho sobe, os casamentos se fortalecem, as amizades se consolidam. Flamengo não é só um time: é um sentimento, um projeto de vida, uma herança para os filhos e um alento aos que partem, pois viverão algo que os fará seres melhores no próximo plano.

FLAMENGO MARAVILHOSO, CHEIO DE ENCANTOS MIL

FLAMENGO MARAVILHOSO, CAMPEÃO DO MEU BRASIL.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quando trocar o carro faz sentido financeiramente?

Quando trocar o carro faz sentido financeiramente?

Trocar de carro é uma decisão que vai além do desejo por um modelo mais novo ou moderno. Envolve uma análise financeira cuidadosa, que considera des

Novembro: mês Mundial de Prevenção de Lesões por Pressão

Novembro: mês Mundial de Prevenção de Lesões por Pressão

Sinais de ressecamento, rachaduras, eritema, fragilidade, calor e escurecimento merecem atenção e cuidados por parte da população. Estamos falando sob

Cidades em crescimento e smart cities: por que a Índia é promissora para novos empreendimentos?

Cidades em crescimento e smart cities: por que a Índia é promissora para novos empreendimentos?

A Índia vive um ciclo de transformações urbanas que tem chamado a atenção de investidores, governos e empresas do setor imobiliário. Com cidades em

O pesadelo da conta de luz

O pesadelo da conta de luz

A Um dos legados mais perversos da privatização do setor elétrico foi o aumento desproporcional, em relação à situação econômica do país, das tarifa

Gente de Opinião Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)