Quinta-feira, 12 de setembro de 2024 - 14h39
A BR-319, que liga os
estados de Rondônia e Amazonas, é muito mais do que uma estrada. Ela representa uma
linha vital de integração e desenvolvimento econômico, social e regional. No entanto, a rodovia permanece um
símbolo das promessas políticas que, por décadas, alimentaram esperanças
de desenvolvimento e integração nacional.
Desde sua inauguração em 1976, temos testemunhado garantias de que a rodovia seria reconstruída e pavimentada,
transformando-se novamente em uma via de prosperidade para Rondônia, Amazonas
e toda a Amazônia.
A urgência dessa obra nunca foi tão evidente quanto agora,
em meio à crise hídrica
que afeta o Rio Madeira, com níveis historicamente baixos. Com a redução
da navegabilidade no Rio Madeira,
essa rodovia se torna a única alternativa viável para o transporte
de itens essenciais como alimentos, medicamentos e, principalmente, combustíveis que vêm de Manaus para
Rondônia.
Sem essa via em plenas condições de operação, a população
de Rondônia pode enfrentar dificuldades graves. O impacto já é
sentido no estado do Amazonas, onde o custo
de vida está diretamente ligado às precárias condições da BR-319. Se o rio
ficar intransitável, os
combustíveis, por exemplo, precisarão vir de Paulínia, em São Paulo para Rondônia, elevando significativamente os custos e, consequentemente, pressionando a economia local.
Além disso, a recente onda de cancelamentos de voos devido à fumaça
provocada pelas queimadas
agrava ainda mais a situação, destacando a urgência da BR-319. Com o transporte aéreo frequentemente interrompido, a rodovia se torna a única alternativa
viável para manter o fluxo de pessoas e mercadorias entre o Amazonas e Rondônia. A falta de uma infraestrutura
rodoviária adequada nos deixa vulneráveis, intensificando
o isolamento da região e dificultando o acesso a bens e serviços essenciais.
Estamos em um momento crucial, onde os projetos que
envolvem a BR-319 necessitam de mais
do que palavras e promessas. Precisam de ação. E, como sociedade, devemos nos mobilizar para cobrar dos nossos
representantes um compromisso real e duradouro com essa obra de vital
importância. A reconstrução da BR-319
não é uma questão de escolha; é uma necessidade para o futuro
econômico e social de Rondônia, Amazonas
e de toda a Amazônia.
Não podemos mais postergar essa discussão. A realidade nos
mostra que ao longo dos anos, as promessas
de reconstrução tem enfrentado barreiras
diversas: ambientais,
burocráticas e de vontade política. Mais do que nunca, é preciso que nossos governantes priorizem essa obra,
garantindo que a reconstrução ocorra de forma
sustentável, preservando o meio ambiente, mas também assegurando a sobrevivência e o bem-estar das populações amazônicas.
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