Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de março de 2020
×
Gente de Opinião

Artigo

A importância do parlamento municipal


A importância do parlamento municipal - Gente de Opinião

Entre as mais importantes atribuições do parlamento municipal, podemos destacar a sua competência para legislar sobre sistema tributário, diretrizes orçamentárias, orçamento anual, planos e programas municipais e cassação do chefe do poder executivo por improbidade administrativa.

 

Apenas pela referência a todas essas matérias, nota-se o grande valor que tem o parlamento municipal, especialmente porque vivemos em um país democrático e com uma constituição forte. Dai por que o mérito das eleições de outubro, quando vamos eleger o prefeito e vinte e um vereadores, que vão comandar os destinos do município de Porto Velho, a partir de janeiro de 2021.

 

Assim, na hora do voto, todo cuidado é pouco. Candidatos das mais diferentes matizes e tendências ideológicas estarão na disputa. É preciso separar o joio do trigo. É preciso ver com clareza, saber quem representa este ou aquele interesse. Investigar a fundo as suas intenções, quase sempre, ou sempre, muito bem escondidas, sob os mais diversos disfarces.

 

Em politica, como ensina o dito popular, o que não falta é lobo em pele de cordeiro, só para comer a Chapeuzinho Vermelho. O eleitor precisa ficar atento, pois há uma enorme distância, um fosso abissal, entre o discurso e a prática politica dos postulantes e políticos. É muito fácil prometer, o difícil é fazer. Ou você já se esqueceu da última campanha para a prefeitura da capital!

Logo, vamos presenciar, no vídeo, muitos candidatos com discursos e propostas de luta em defesa do servidor público, por exemplo, na mais pura desfaçatez, mas, na vida pública, nunca moveu um palito de fosforo queimado para ajudar a categoria.

 

Separado o joio do trigo, identificada à origem e conhecida a biografia dos candidatos e sua postura atual, deve-se, então, proceder à escolha dos eleitos, levando-se em consideração dois aspectos importantíssimos, o da seriedade e o da competência. Competência intelectual e seriedade no trato dos negócios públicos para bem representar o município, com honra e altivez. 

Mais Sobre Artigo

Emenda à Constituição vai remexer o ordenamento orçamentário nacional

Emenda à Constituição vai remexer o ordenamento orçamentário nacional

Enquanto boa (boa no sentido quantitativo, não necessariamente no qualitativo) parte da imprensa concentra suas atenções na manipulação de dados epi

O Poço Neoliberal

O Poço Neoliberal

O filme O Poço (Netflix-2019) pode ser o próprio inferno, o purgatório e a esperança da salvação. Quando eles descem em alguns blocos/níveis você vê

Martírio diário

Martírio diário

O prefeito de Porto Velho, doutor Hildon Chaves, e o Secretário Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes, Nilton Gonçalves Kisner, têm a obri

Arrependido, de jeito nenhum!

Arrependido, de jeito nenhum!

Votei no candidato Luiz Inácio Lula da Silva todas as vezes que ele concorreu à presidência da República. Em 1989, quando o petista perdeu no segund