Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Artigo: Vítimas do Mundo


 

Em todo lugar, em qualquer classe social e em todas as atividades profissionais sempre existem pessoas que se manifestam e entendem que este Mundo foi criado por um propósito de Deus para prejudicá-las.

Na família, só participa de alguma coisa se não tiver que contribuir, pois sempre tem algo inadiável e mais importante a fazer naquele dia que impede a sua presença. Na última hora, ela é das primeiras a aparecer, com a cara mais cínica e com um sorriso elástico. Só um idiota poderia imaginar que seria dela a culpa de não estar no outro evento. Apenas ela merece ajuda; nunca pode ajudar em nada. Pagar o que deve, só depois que todos os seus devedores se acertarem com ela. É a mais exigente com seus deveredores; e rotula a quem ela deve como muito chato, incompreensível.

No trabalho, ela não sabe de nada, por que ninguém lhe falou. Ela não tem obrigação de buscar nenhuma informação, nenhum dado; os demais colegas estão lá para lhe assessorar. Nunca pode estar presente na reunião da escola onde o filho  estuda, mas a culpa total pela formação do garoto, claro, é da escola. É essa a razão do filho estudar ali. Sempre gostaria de estar presente, mas... Numa administração, tudo que o outro fez não presta; mas tudo que ela faz, nunca na Históira outro fez tanto e tão bem feito.

Todas as bondades ou são invenções delas, ou foram adaptadas por elas. E apenas não são reconhecidas por má vontade de todos. São injustiçadas propositalmente.

Quando se tenta mostrar que cada um tem seus problemas, e não apenas elas, a reação é imediata para provar de que os delas são muito mais graves, sem comparação, e  sem solução. Se a pessoa tentar exemplificar, logo é convencida de que os dissabores da outra são mesmo mais drásticos.

Eis o pior tipo de pessoa. Nunca participa; nunca pode ajudar, não tem solidariedade, nunca tem nada a oferecer, e sempre merece receber o quanto mais. Nunca aprova o que o outro faz, a não ser quando tira algum proveito. Se achar pouco, vai criticar de imediato. Aceita qualquer sugestão de mudança, só ressalva que não vai mudar nada.

Uma de suas maiores marcas é a expressão "se Deus quiser, um dia vou poder fazer algo por, ou ajudar, a, b ou c". Eis as vítimas do Mundo, o maior número e o pior tipo de ser humano que existe. Coroa tudo com permanente demonstração de infelicidade, sobre a qual faz tudo para provar que não existe.

Pedro Cardoso da Costa   -  Bel. Direito

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

No dia 17 de novembro celebram-se 75 anos de brasilidade, deste jurista,  data que também convida à reflexão sobre a trajetória de grandes juristas ba

Extrema-direita, minha paixão!

Extrema-direita, minha paixão!

         No próximo ano haverá eleições. E eu quero me candidatar a um cargo político. Não interessa qual. Vou procurar um partido qualquer para que

Prisão preventiva: o erro judiciário que custou a vida de uma jovem

Prisão preventiva: o erro judiciário que custou a vida de uma jovem

Recentemente, foi noticiada a morte de Damaris Vitória Kremer da Rosa, de 26 anos, por câncer de colo do útero, dois meses após ter sido absolvida d

O Brasil que se acostumou a esperar pela catástrofe

O Brasil que se acostumou a esperar pela catástrofe

A catástrofe da violência no Rio de Janeiro produziu efeito no Congresso Nacional, como costumeiramente acontece, após a megaoperação policial que d

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)