Sábado, 12 de agosto de 2006 - 15h59
Quiçá o segundo domingo de agosto, "Dia dos Pais", fosse lembrado durante o ano todo, a vida inteira. Ser pai, independente da situação de cada um: aquele que cria, que acompanha o crescimento e o que sabe, porque nem sempre todos tem experiência nessa tarefa, dar bons conselhos ao seu filho. Aquele que, como dizem, só quer reproduzir e não arcar com a responsabilidade não merece mérito. Sequer uma simples lembrança.
Ouço as pessoas comentarem, e até creio que seja coerente afirmar, que só quem já alcançou a condição de ser pai sabe, na verdade, da dimensão e responsabilidade que tem, que não é pouca e dura à vida toda. Uma vez pai, sempre pai.
Embora este escriba ainda não conheça essa fase da vida e aqui eu abro um espaço pra dizer o quão é grande o meu desejo de ser pai, mas tudo tem o seu devido tempo é importante que se tenha consciência que existe, assim como na vida, um processo de evolução. Antes de ser pai somos todos filhos. E ao filho, o pai deve oferecer e manter uma amizade verdadeira, sólida, digna de respeito mútuo. Assim, evitará qualquer atrito entre ambos. Ouvir o pai com atenção também é muito importante. Deve-se lembrar, como já disse, que ele também já passou por experiências das quais o filho ainda está longe de adquirir. É preciso que essas experiências sejam recebidas como forma de não cometer os mesmos erros, desenganos e ilusões.
Ser pai é, enfim, mostrar o caminho certo que deverá seguir seu filho, que provavelmente no futuro terá a mesma tarefa. É ter o prazer de acompanhar, lado a lado, o crescimento e a continuidade da sua essência, ver um pouco ou muito de si no próprio filho. É descobrir que, juntos, pai e filho podem aprender um com o outro. Ser pai é um ser maravilhoso, direito de todo homem, mas que não é pra qualquer um.
Fonte: Marcos Paulo
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

Torturador, estuprador e escravagista. É assim que muitos registros e análises críticas descrevem Zumbi dos Palmares, apesar da tentativa insistente

A Igreja não pode tornar-se um superpartido
A missão da Igreja é transumana transcendente e não pode ser reduzida a mais uma voz no debate partidárioA presença pública de responsáveis eclesiás

Na semana passada, uma vereadora de Porto Velho foi alvo preferencial de críticas ácidas nas redes sociais. Ela teria proposto um projeto de lei res
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)