Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de junho de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

ARTIGO: Ser pai


Quiçá o segundo domingo de agosto, "Dia dos Pais", fosse lembrado durante o ano todo, a vida inteira. Ser pai, independente da situação de cada um: aquele que cria, que acompanha o crescimento e o que sabe, porque nem sempre todos tem experiência nessa tarefa, dar bons conselhos ao seu filho. Aquele que, como dizem, só quer reproduzir e não arcar com a responsabilidade não merece mérito. Sequer uma simples lembrança.

Ouço as pessoas comentarem, e até creio que seja coerente afirmar, que só quem já alcançou a condição de ser pai sabe, na verdade, da dimensão e responsabilidade que tem, que não é pouca e dura à vida toda. Uma vez pai, sempre pai.

Embora este escriba ainda não conheça essa fase da vida – e aqui eu abro um espaço pra dizer o quão é grande o meu desejo de ser pai, mas tudo tem o seu devido tempo – é importante que se tenha consciência que existe, assim como na vida, um processo de evolução. Antes de ser pai somos todos filhos. E ao filho, o pai deve oferecer e manter uma amizade verdadeira, sólida, digna de respeito mútuo. Assim, evitará qualquer atrito entre ambos. Ouvir o pai com atenção também é muito importante. Deve-se lembrar, como já disse, que ele também já passou por experiências das quais o filho ainda está longe de adquirir. É preciso que essas experiências sejam recebidas como forma de não cometer os mesmos erros, desenganos e ilusões.

Ser pai é, enfim, mostrar o caminho certo que deverá seguir seu filho, que provavelmente no futuro terá a mesma tarefa. É ter o prazer de acompanhar, lado a lado, o crescimento e a continuidade da sua essência, ver um pouco ou muito de si no próprio filho. É descobrir que, juntos, pai e filho podem aprender um com o outro. Ser pai é um ser maravilhoso, direito de todo homem, mas que não é pra qualquer um.

Fonte: Marcos Paulo

Mais Sobre Opinião

Toga vai, toga vem - Lei vem, lei vai

Toga vai, toga vem - Lei vem, lei vai

Os ministros decidiram não decidir

Culpa do cimento e do talento

Culpa do cimento e do talento

É possível punir quem deve ser punido sem desmontar a empresa toda

Tributo ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro                                                   (Espírito de Brasilidade)

Tributo ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (Espírito de Brasilidade)

A história tem nos revelado que os maiores impérios e as grandes civilizações desmoronaram-se, a partir do instante em que os bons costumes, o caráter

Constituição, a nossa e a deles

Constituição, a nossa e a deles

Tudo o que se discute sobre a divulgação da troca de mensagens entre os procuradores e o Sérgio Moro é fácil de entender