Sábado, 25 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Artigo: Os heróis bandidos



* Ângelo Romano

 A Assembléia Legislativa do estado de Rondônia marcou pontos importantes junto a sociedade rondoniense, principalmente junto aos produtores rurais, quando da realização de audiências públicas propostas pelo deputado Luiz Cláudio, com a participação efetiva do presidente Neodi Carlos, presidente da Assembléia, nas cidades de Ariquemes, Ji-paraná, Rolim de Moura e Vilhena, onde ocorreram as sessões legislativas, na última semana.

As sugestões dos produtores chegaram a mais de quatro mil, elas serão analisadas pela assessoria do deputado, condensadas e encaminhadas a Câmara dos Deputados com possíveis  inserções no Novo Código Florestal que tramita naquela casa. Antes das falas do propositor, dos deputados presentes, palestras foram feitas  abordando a situação de desmatamento em que se encontra o Estado.
 
Mas nas audiências foi quase  unânime  o azedume dos produtores contra a política do governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente, que vem prejudicando sobremaneira a produção agrícola no Estado. Chamado de ministro "Mico", carinhosamente assim denominado pelo jornalista cinegrafista Fábio Só, Carlos Minc, recebeu severas críticas por suas declarações de que – disseram oradores das audiências – os produtores são bandidos e estão massacrando nossas riquezas minerais, nossa floresta, os rios em suas nascentes e matas ciliares.

Revoltados com estas e outras declarações, do ministro "Mico", as pessoas inscritas e até alguns parlamentares não pouparam adjetivos maçudos pela participação dele na marcha pela liberação da maconha e contrário ao desenvolvimento do estado e o crescimento agrícola em todas as regiões. Também foi alvo de contestações as mirabolantes atuações do ministro, aqui e alhures, em operações fantásticas com um único propósito,  aparecer.
 
"Estou aqui há mais de 50 anos, tenho 74, minha juventude, meu lazer, minhas esperanças com um dia feliz, vem de água abaixo com as declarações mesquinhas desse imbele que só cresce com as maquinações de quem quer ser um espavento na mídia nacional e internacional. O que eles querem? é o comunismo, do jeito que a coisa está indo, vamos viver naquilo em que não deu certo em nenhum país do mundo. A ditadura comunista que é dos piores sistemas de governo e o Brasil não pode sequer pensar nestas armadilhas que estamos caindo", desta forma protestou um humilde trabalhar.
 
Outros indignados com a política do governo federal através do MMA, se emocionaram ao revelar a satisfação em terem vindo para estas paragens  como heróis de uma nação, embalados pelos versos de "eu te amo meu Brasil, eu te amo", com  o propósito de Integrar para não Entregar, e agora serem tachados de bandidos." Uma cutia vale mais do que um ser humano". É assim que nos tratam heróis, bandidos.

* Incréu

Gente de OpiniãoSábado, 25 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prometer e não cumprir é o esporte preferido de muitos políticos

Prometer e não cumprir é o esporte preferido de muitos políticos

Por mais que nos esforcemos para acreditar no que dizem alguns políticos, não adianta, com o tempo, eles próprios se encarregam de nos lembrar que f

Entre a ilusão e a realidade, brilha a verdadeira vida

Entre a ilusão e a realidade, brilha a verdadeira vida

Era uma vez uma mulher chamada Maria que passava grande parte da sua vida entre o adormecer e o acordar. Nos seus sonhos, Maria encontrava mundos

Eita, que cara sortudo esse Zé Dirceu!

Eita, que cara sortudo esse Zé Dirceu!

A persistência é uma das qualidades que eu mais admiro no ser humano. Tem gente que não desiste de jeito nenhum de lutar por seus ideiais, ainda que

Pentecostes é o Dia do Espírito Santo

Pentecostes é o Dia do Espírito Santo

Pentecostes é a festa do Espírito Santo, que em termos hodiernos se poderia também dizer que é a festa em que se celebra a proclamação da democrat

Gente de Opinião Sábado, 25 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)