Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Artigo: O espaço jornalístico tem preço!


 

 Por Giceli Soupinski*

Quem leu o artigo que escrevi em abril deste ano, com o título “O espaço jornalístico tem preço?” deve estar estranhando a mudança da interrogação por uma segura exclamação neste artigo.  Para quem não acompanhou o artigo anterior, no mesmo eu comparava o tratamento dado pela mídia ao caso Isabella Nardoni a outros acontecimentos, também trágicos, envolvendo pessoas de classe social baixa e que não receberam a mesma atenção e, consequentemente, não tiveram tamanha repercussão.

O fato é que, lamentavelmente, eu mesma encontrei a resposta para a minha indagação. De classe média baixa e concluindo – com muito esforço – o meu curso de Jornalismo, no último dia 29 de julho fui vítima de um acidente, por volta das 14 horas. Um outdoor com a propaganda de uma imponente empresa, localizado na Avenida Rio Madeira, em frente ao colégio Tiradentes, caiu sobre mim. Parte da estrutura me atingiu na cabeça e como sofri um impacto muito forte nos joelhos as duas rótulas foram lesionadas, além de ter alguns pertences pessoais danificados e hematomas espalhados pelo corpo, comuns nesse tipo de acidente.

O acidente só não foi mais grave porque no momento em que o outdoor veio abaixo, inexplicavelmente fui lançada contra a porta do ônibus que fazia a linha União da Vitória., que se abriu. O outdoor atingiu o veículo, quebrando uma janela e ferindo mais uma passageira, conforme registro da empresa Três Marias, responsável pela linha em questão.

Enquanto recobrava a consciência, possivelmente funcionários da empresa anunciante no outdoor observavam a cena através de uma parede de vidro sem fazer nada. Como sequer saíram do prédio para ver o que acontecera, fui embora. Às 20 horas fui levada por meus irmãos para o Hospital Prontocor, sentindo fortes dores na cabeça, náuseas e tontura. Lá fiquei internada até o dia 31. Aos poucos os sintomas passaram, no entanto, meus joelhos começaram a inchar e doer e no dia 13 de agosto recorri a um ortopedista, que diagnosticou a lesão nas rótulas. Como parte do tratamento, faço sessões de fisioterapia diariamente.

O tratamento é doloroso, mas o que doeu mais foi saber por que os veículos de comunicação que me contataram quando eu estava hospitalizada, para fazer matéria, não publicaram uma linha sequer sobre o ocorrido: um estonteante anúncio da empresa, certamente com contrato de veiculação indeterminado.

Mesmo sabendo que o material publicitário desobedecia às normas de propaganda ao ar livre, tais como estar a menos de cinco metros da rodovia, o que na legislação da maioria das cidades se enquadra em infração grave, cabendo multa de 3.535 UFIR até 11.800 UFIR por unidade, a imprensa se calou. Além de estarem fixados rentes à calçada, o conglomerado de outdoors fica situado em frente a uma escola, sendo que dois deles estão extremamente próximos da parada de ônibus.

Caros colegas da imprensa rondoniense, proprietários de veículos de comunicação, não me resta outra conclusão: a informação jornalística tem preço! Quem pagar mais, leva.

* Giceli Soupinski é acadêmica do 8º período de Comunicação Social – Jornalismo da faculdade Uniron.

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Mais deputados para quê?

Mais deputados para quê?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)